Uma exposição fotográfica e documental sobre a utilização da madeira na arquitetura da Estónia está patente até dia 2 de novembro, na Biblioteca Municipal de Setúbal.


“Madeira na Arquitetura Estónia”, mostra promovida pela Embaixada da Estónia em Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, foi inaugurada a 29 de outubro com a presença da cônsul Marit Maks.

A exposição é composta por 14 painéis com fotografias de edifícios construídos em madeira e informações sobre a evolução do uso da madeira na arquitetura do país.

A Estónia é um dos países mais ricos do mundo em florestas e, por isso, a madeira foi o principal material de construção durante milhares de anos.

No período da ocupação soviética o uso declinou e a madeira tornou-se num dos materiais menos apreciados e menos utilizados na construção.

Quando no século XX se deu destaque à arquitetura quotidiana e ao ambiente quotidiano, o charme da arquitetura em madeira foi também descoberto.

O século XXI trouxe a recuperação da madeira e, nos nossos dias, aproximadamente metade dos edifícios da Estónia são construídos tendo por base este material que se tornou em modo, levando os arquitetos a ensaiar novas possibilidades de utilização.

A exposição “Madeira na Arquitetura Estónia”, com entrada livre, pode ser visitada até dia 2 de novembro, das 09h00 às 19h00.