O ator e poeta Carlos Rodrigues, também conhecido por Manuel Bola, foi homenageado no dia 16, a título póstumo, pela Câmara Municipal, que lhe atribuiu o nome a uma rua da cidade.


Na inauguração do novo topónimo, localizado numa via recentemente criada, entre a Rua Álvaro Félix e Avenida dos Ciprestes, junto do Parque Urbano da Várzea, a presidente do município, Maria das Dores Meira, partilhou palavras de apreço pelo ator e poeta setubalense.

“O Manuel era, como muitos dos velhos amigos que ia revisitando diariamente nas deambulações que fazia pela cidade, um artesão dos palcos, porque sabia construí-los e dar-lhes vida como só os atores sabem. O Bola era um de nós.”

A autarca enalteceu a simplicidade e liberdade como caraterísticas marcantes da personalidade do ator residente do TAS – Teatro Animação de Setúbal, onde ingressou em 1978.

“Tinha aquela característica rara de conjugar o eruditismo com a simplicidade. Era ao mesmo tempo um homem de grande cultura e um homem simples. E era verdadeiramente um ser livre. É também esse sentido, essa profunda consciência da liberdade que o Manuel teve que hoje aqui destacamos através deste homem do teatro.”

Na cerimónia de inauguração de descerramento da placa toponímica, que contou com o contributo dos netos de Manuel Bola, estiveram também presentes outros representantes da família do homenageado, caso da filha, Lúcia Rodrigues, que agradeceu o tributo prestado ao pai, recordando-o com saudade.

“Custou-me durante muito tempo andar na cidade. Além de ser um grande ator e de vestir Setúbal da ponta do cabelo aos pés, também foi um grande pai, um grande tio e um grande homem de família. Tenho muitas saudades dele.”

A iniciativa contou, igualmente, com as presenças de elementos do Executivo municipal, do presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, André Martins, e do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.

Manuel Bola, falecido em 2016, aos 72 anos, com um longo percurso profissional ligado ao teatro, cinema, televisão e, depois, também à escrita e à poesia, está igualmente eternizado na Avenida Luísa Todi, frente ao Fórum Municipal Luísa Todi, numa estátua encomendada pela Câmara Municipal de Setúbal ao artista plástico Jorge Pé-Curto.