Açorda de marisco, arroz e feijoada de gambas e o marisco e bivalves servidos simples, como camarões, lagostas, sapateiras, navalhas, amêijoas, lamejinhas e ostras, fazem as delícias do público, que, logo na inauguração do festival, na qual participou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, encheu por completo o recinto, com grande afluência de portugueses, mas também de estrangeiros, com destaque para espanhóis e franceses.

Os pitéus confecionados pelos quatro restaurantes setubalenses presentes no certame, Beira-Mar, Martróia, Novo 10 e Rius, são servidos num ambiente inovador, composto por mesas à meia-luz e espaços com sofás e iluminação que proporcionam momentos de descontração.

O evento, organizado pelas empresas Super Bock e empresa EV – Essência do Vinho, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, dispõe de música ambiente e, pontualmente, de espetáculos, tendo no dia 15 atuado João Coutinho e Rita Rice. A 16, às 22h00, foi a vez dos What, com clássicos de pop e rock.

O festival aposta ainda em sessões de cozinha ao vivo, com a presença de jovens chefs, que apresentam propostas gastronómicas criativas e inovadoras confecionadas com marisco e peixe proveniente da costa setubalense.

Sónia Carocha, participante do programa “Masterchef”, marcou presença no dia 16 no Largo José Afonso com uma sessão de cozinha ao vivo, enquanto a 17 foi a vez de Rodrigo Meneses, foodie e colaborador do canal “24 Kitchen”, apresentar ideias novas na confeção de pratos ligados ao mar.

No recinto há igualmente quatro pontos de venda de cerveja, incluindo os novos sabores artesanais, uma área de expositores e um auditório no qual decorrem as sessões de cozinha ao vivo.

A iniciativa, a funcionar no horário das 18h00 às 24h00, integra o roteiro “Super Gastronómicos”, evento de âmbito nacional com iniciativas temáticas também em Lisboa, no Porto e no Funchal.

As entradas para o “Marisco no Largo – Viva o Marisco & Cerveja” custam 2,5 euros, com a oferta de uma bebida.