Bivalves servidos simples, como camarões, lagostas, sapateiras, navalhas, amêijoas, lamejinhas, mexilhões e ostras, ou confecionados de forma mais elaborada fazem as delícias do público na segunda edição do “Marisco no Largo”, evento inaugurado ao final da tarde de dia 14.

Os pitéus confecionados pelos cinco restaurantes setubalenses presentes no certame – Âncora e Serrano, Martróia, Rius, Rius Vip e Solar do Marquês –, a par da empresa produtora de ostras Neptuno, são servidos num ambiente acolhedor, com iluminação à meia-luz, que proporciona momentos de descontração.

“Este é mais um evento de qualidade na nossa cidade, que promove os nossos produtos e que potencia a oferta turística da região”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na abertura do certame gastronómico que estreou o renovado Largo José Afonso.

A obra, inserida na estratégia de aumento da qualidade de vida de Setúbal e do usufruto do espaço urbano pela população, nomeadamente no centro histórico e na zona ribeirinha, materializa a aspiração de transformar o Largo José Afonso num local mais aprazível, na ligação da cidade ao rio.

A propósito desta intervenção, a autarca frisou que o investimento municipal superior a 150 mil euros, executado ao longo de cerca de dois meses, “permitiu criar um conjunto de infraestruturas de apoio a vários e diversificados eventos” que regularmente decorrem naquele local, nomeadamente o “Marisco no Largo”.

As intervenções realizadas no Largo José Afonso, praça de 35 mil metros quadrados e na qual está instalado um auditório, tornaram aquele espaço público mais disponível para os setubalenses e os visitantes, com primazia para a circulação e usufruto pedonal, a par de renovadas condições para a restauração.

“A requalificação da cidade, associada à dinamização de eventos de qualidade, é traduzida numa importante mais-valia na projeção de Setúbal para o exterior”, vincou Maria das Dores Meira.

O alargamento da alameda lateral poente em mais de uma dezena de metros para a criação de uma plataforma técnica de apoio à realização de eventos foi uma das preocupações do investimento, que envolveu a redução da rodovia, no âmbito de uma reformulação eficaz do esquema de circulação automóvel na zona.

Pontos de acesso à rede elétrica, um novo sistema de abastecimento de água e de recolha de águas pluviais, a par de um conjunto de equipamentos para a deposição de resíduos sólidos urbanos gerados aquando da realização de eventos, são outras inovações introduzidas.

A empreitada incluiu ainda o reforço da iluminação pública e a criação de uma nova linha de árvores, assim como o calcetamento da rodovia e da ampliada alameda em calçada portuguesa, com diferentes dimensões e estilos, para diferenciar as duas áreas.

Também a zona conquistada com a redução da via foi integrada no aumento do passeio que descola das fachadas dos edifícios a poente do Largo José Afonso, ação que possibilita o funcionamento, em simultâneo, de uma área de passeio e esplanadas.

“A primeira edição do Marisco do Largo, com cerca de 10 mil visitantes, foi um êxito. Pretendemos, este ano, com renovadas condições neste largo, que o mesmo seja superado”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, ao apontar o estabelecimento de parcerias como a chave para o sucesso.

O “Marisco no Largo”, uma organização das empresas EV – Essência do Vinho e Unicer, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e o patrocínio da Super Bock, integra o roteiro deste ano dos festivais “Super Gastronómicos”, iniciativa de âmbito nacional com eventos temáticos em Leiria, Lisboa, Vilamoura, Bragança e Porto.

“Este é um evento para ficar. A expectativa é melhorar os resultados da edição transata e cativar mais público a esta iniciativa, sobretudo através da aposta numa programação própria, com sessões de cozinha ao vivo e atuações musicais”, afirmou o diretor da Essência do Vinho, Nuno Pires.

Nas sessões de cozinha ao vivo dinamizadas no certame já passaram o chef Luís Barradas, do Grupo Sea Me, e Filipa Gomes, apresentadora do programa televisivo “Prato do Dia”, do canal 24Kitchen, enquanto no campo musical já atuaram Serginho Mota e The Joes Band.

Isabel Zibaia Rafael, autora do blogue “Cinco Quartos de Laranja”, é a convidada da ação demonstração gastronómica de dia 22, enquanto no dia seguinte, a 23, a cozinha é do chef Igor Martinho, dos restaurantes Mãe Luísa e Rockalot Acqua Bay. As sessões decorrem sempre às 21h00.

Para complemento das degustações, o “Marisco no Largo” tem ainda para oferecer apontamentos musicais, com início às 22h00, com The Cinnamon Band a 23 e Rui Drumond, vencedor do programa “The Voice” Portugal, a 24, no encerramento do certame gastronómico.

No recinto há pontos de venda de cerveja, que incluem uma diversificada seleção de sabores artesanais, como a Bavaria e a Munique. “Aproveitamos este evento para testar a recetividade do público a novos produtos da marca”, reforçou o administrador de marketing e comunicação da Unicer, Rui Freire.

As entradas para a segunda edição do “Marisco no Largo”, a decorrer até dia 24, custam 3 euros, com a oferta de uma cerveja Super Bock Original.