20° Céu limpo
Coronavírus Covid-19 | oferta de máscaras

A Câmara Municipal de Setúbal está a desenvolver um projeto de investimento na aquisição de 80 mil máscaras reutilizáveis para disponibilização gratuita à população.


Esta iniciativa resulta de uma decisão da presidente do município, após parecer das autoridades de proteção civil e saúde. “Pretendemos proporcionar meios que ofereçam segurança aos nossos munícipes nas atividades que têm de realizar neste período de contingência sanitária”, explica Maria das Dores Meira.

A autarca adianta que esta medida, num investimento global de perto de 100 mil euros, enquadra-se na recomendação da Direção-Geral de Saúde de uso generalizado de máscara em espaços coletivos fechados, como supermercados e transportes públicos, num adicional às preocupações de distanciamento social, higienização das mãos e etiqueta respiratória.

As máscaras comunitárias escolhidas para a concretização deste projeto, a disponibilizar aos munícipes em breve, num kit de três unidades entregue nas caixas de correio e em ações nas estações rodoviária e ferroviária, permitem uma maior rentabilidade e durabilidade do que as descartáveis, em concreto mais de meia centena de lavagens numa utilização diária máxima de sete horas.

Quarenta mil unidades, ou seja, metade deste conjunto, são produzidas por uma empresa que comercializa máscaras certificadas pela Direção-Geral de Saúde e as restantes 40 mil, em tecido tnt, são confecionadas pelas costureiras do grupo de voluntariado Solidariedade Entre Linhas, estimulado pelo município.