Setúbal presta, às 21h30, um tributo ao mestre Chainho, com um espetáculo do ciclo "Luisa Todi homenageia…", no qual participam também Rão Kyao, Marta Dias, Inês Pereira e Ana Vieira.

Os ingressos para o concerto, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, com um custo de 14 euros, podem ser adquiridos na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi, de terça-feira a domingo, das 11h00 às 20h00 ou até meia hora depois do início do evento, bem como em www.bilheteiraonline.pt.

Com meio século a divulgar a guitarra portuguesa em palcos por todo o mundo – completa 50 anos de carreira, em 2015 –, em atuações do Brasil ao Japão, da Índia a Itália, o mestre Chainho é agora homenageado neste concerto.

O acompanhamento da sua guitarra portuguesa às vozes das brasileiras Gal Costa e Fafá de Belém, da espanhola Maria Dolores Pradera e da japonesa Saki Kubota é exemplo da fama conquistada pelo músico.

Natural de Santiago do Cacém, que se estreou na casa de fados A Severa, em meados dos anos 60, ao lado de Maria Teresa de Noronha, Lucília do Carmo, Carlos do Carmo, Francisco José, Tony de Matos, António Mourão, Frei Hermano da Câmara e Hermínia Silva.

Vários álbuns depois, como “Fura Fura”, de José Afonso, e “Fado Bailado”, de Rão Kyao, Chainho continua a reinventar a guitarra portuguesa e grava, em 1998, “A Guitarra e Outras Mulheres”, acompanhado por Teresa Salgueiro, Marta Dias, Filipa Pais, Ana Sofia Varela, Elba Ramalho e Nina Miranda, bem como por músicos prestigiados de Nova Iorque, Bruce Swedien, Greg Cohen e Peter Scherer.

O mestre Chainho é convidado inúmeras vezes para atuar ao lado de vozes com registos bem diferentes, como o cantor lírico José Carreras, num concerto no Pavilhão Atlântico, a brasileira Adriana Calcanhoto, numa das suas digressões em Portugal, no Rio de Janeiro e em São Paulo a convite de Maria Bethânia e ao lado do músico de flamenco Paco de Lucía.