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I Missão Nacional de Benchmarking Enoturístico

Técnicos e agentes económicos das várias regiões vitivinícolas do país visitaram a região dos vinhos da Península de Setúbal nos dias 30 e 31 de janeiro naquela que foi a primeira ação a nível nacional de benchmarking em enoturismo. 


A I Missão Nacional de Benchmarking Enoturístico, processo de busca das melhores práticas numa determinada indústria e que conduzem a um desempenho superior, arrancou em Palmela, a 30 de janeiro, com um programa de dois dias de visita à região de Setúbal.

A iniciativa organizada pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal – que preside atualmente à Direção da Associação das Rotas do Vinho de Portugal em conjunto com a AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho –, envolveu profissionais das áreas do vinho e da vinha e técnicos municipais do setor do turismo, oriundos das treze regiões vitivinícolas de Portugal.

No primeiro dia, após o acolhimento aos participantes na Casa-Mãe Rota dos Vinhos, em Palmela, o programa contemplou a apresentação da oferta enoturística da região, com passagens pelas adegas Quinta do Piloto, Malo Wines, José Maria da Fonseca e Casa Ermelinda de Freitas, localizadas em Palmela e em Setúbal.

O dia 31 de janeiro foi reservado para troca de conhecimentos com os agentes do litoral alentejano, com visitas à Herdade do Canal Caveira, à Serenada Enoturismo e à Casa Mostra de Produtos Endógenos, em Grândola.

Em destaque durante os dois dias esteve o estado da evolução das organizações presentes e os produtos e as atividades desenvolvidas no contexto do enoturismo, com o objetivo da criação de padrões de referência e do melhoramento dos resultados a obter no futuro.

A identificação de boas práticas, a partilha de experiências e o levantamento da atual oferta enoturística nacional foram outros dos temas abordados.

No seguimento do encontro promovido em Setúbal, a Missão Benchmarking Enoturístico contempla ações a desenvolver nas restantes regiões vitivinícolas do país.