O Museu do Trabalho Michel Giacometti assinalou a data com a exibição do documentário “Setubalense? Sim, Claro”. O filme, de Alberto Pereira, Dina Barco e Dulce Pereira, reúne opiniões de pessoas nascidas em Setúbal e que assumem uma ligação afetiva à cidade.

A iniciativa, que contou com forte adesão por parte da população, prosseguiu com uma intervenção de Albérico Afonso, que lançando o debate sobre temas relacionados com a “História, Identidade e Memória Setubalense”.

A música e a literatura também fizeram parte do programa no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com um momento dedicado ao rio Sado e à cidade através da poesia de Dina Barco, Leonor Ferra e Guida Gouveia, acompanhada à viola clássica por Maria Santos Silva e à viola baixo por Alberto Pereira.

O programa da Noite dos Museus estendeu-se ao Museu Sebastião da Gama, em Azeitão, com a palestra “As duas guerras do século XX como causas da mudança do regime político em Portugal”, por Pedro Marquês de Sousa, iniciativa dinamizada, durante a tarde de dia 16, em parceria com a Universidade Sénior de Azeitão.

A Noite dos Museus, assinalada no dia 16, celebra uma efeméride criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação.