A peça, a apresentar às 21h30, com texto de Romeu Correia, escrito em 1970, que a caracteriza como sendo uma farsa/tragédia, e que na realidade é uma comédia, recorre ao neorrealismo como ponto de partida para uma hora e meia de humor.  

A história, cujos diálogos acontecem com recurso a uma linguagem direta e rude, sem papas na língua, desenrola-se no seio de uma família humilde, que por ocasião do Carnaval tem por hábito fazer um desfile, sendo o patriarca um toureiro frustrado que treina com os pretendentes da filha os seus passes de toureio.

O elenco da peça conta com os nomes de Catarina Wallenstein, Emanuel Arada, José Leite, Maria João Luís, Hélder Agapito, Teresa Coutinho, Basareu Prates, Bruno Filipe Cruz, Luís Balanças, Bruno Godinho e Rui Lopes. A cenografia, figurinos e produção são de Rafaela Mapril.

O Teatro da Terra, do Centro de Criações Artísticas de Ponte de Sor, fundado em 2009 por Maria João Luís e Pedro Domingos, inicia com Romeu Correia um ciclo de espetáculos baseados na investigação do movimento neorrealista português e na procura pelo conteúdo precursor de muitos dos agora considerados mestres do cinema, das artes plástica ou do teatro.

“O Cravo Espanhol”, com classificação para maiores de 12 anos, tem ingressos à venda na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi e em www.bol.pt, a dez euros para a plateia e sete para o balcão.