O júri dos prémios, instituídos em 2010 no âmbito das ações implementadas, desde 2007, pelo Projeto SOS Azulejo para promover a salvaguarda do património azulejar português, foi unânime a reconhecer a qualidade da intervenção artística do Quebedo, que incluiu painéis de azulejos encomendados pela Câmara Municipal de Setúbal à Galeria Ratton, desenhados e pintados pelo artista plástico Andreas Stöcklein.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no dia 22 no Palácio Fronteira, em Lisboa, e contou, além do autor e de representantes da Galeria Ratton, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

A conceção dos painéis, colocados numa área de 300 metros quadrados ao longo dos muros do túnel, tem como mote a referência a escritores e artistas que estiveram ligados à cidade de Setúbal, por nascença ou vivência, concretamente Bocage, Sebastião da Gama, Vasco Mouzinho de Quevedo, Luiz Pacheco e José Afonso.

Na inauguração da obra no Túnel do Quebedo, a 15 de julho, Andreas Stöcklein contou que trabalhou durante cinco meses “intensos” para idealizar, conceber e desenhar os painéis que hoje podem ser admirados.