Rua Ferreira de Castro requalificada na Freguesia do Sado

A requalificação da Rua Ferreira de Castro, na freguesia do Sado, integra um conjunto de investimentos qualificadores programados para este território, anunciou a 5 de agosto o vereador Carlos Rabaçal, da Câmara Municipal de Setúbal, em visita ao local.


Acompanhado da presidente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, o vereador das Obras Municipais destacou a importância e o contributo desta intervenção para a melhoria da qualidade de vida das populações.

“Esta intervenção na Rua Ferreira de Castro, praticamente concluída, permitiu fechar a malha urbana desta zona da freguesia, ao garantir um conjunto de soluções que se traduzem em melhores acessibilidades, mais segurança e mobilidade para todos, além de reforçar a atratividade.”

Esta operação de reperfilamento urbano, um investimento de perto de 100 mil euros concretizado numa parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia do Sado, trouxe um novo desenho com renovadas soluções de mobilidade rodoviária e pedonal, incluindo uma rotunda.

O novo nó giratório, construído na área de interseção com a Rua Augusto Gil, permitiu otimizar o fluxo de tráfego nesta zona das Praias do Sado, também beneficiada com acessibilidades pedonais que garantem condições condignas de circulação e segurança e uma nova rede de drenagem de águas pluviais.

O vereador Carlos Rabaçal assinalou que esta obra, a finalizar em breve com a instalação de iluminação pública e de sinalização horizontal, incluindo nas novas passadeiras, rebaixadas na zona de passeio, resolve “um problema antigo relacionado com acessibilidades deficitárias”.

A operação realizada na Rua Ferreira de Castro, “uma aspiração antiga dos moradores desta zona”, enquadra-se numa estratégia de “qualificação urbana na freguesia do Sado, a realizar de forma sistemática”, reforçou o autarca.

A presidente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, adiantou que a obra na Rua Ferreira de Castro, enquadrada num conjunto de outras ações “que avançam em breve”, vai agora ser “complementada com mais algumas intervenções”, nomeadamente “arranjos a nível paisagístico”.

Em matéria de beneficiação urbana no território do Sado, a autarca apontou novos investimentos como a “requalificação urbana da Rua Carmelindo Elias”, via já asfaltada numa operação conjunta do município e da junta de freguesia e que, no futuro, recebe “novas soluções de usufruto urbano mobilidade pedonal”.

Igualmente nas Praias de Sado, vai avançar uma operação no Largo Tomás Ribeiro, com “a criação de um novo espaço de lazer para a população”, enquanto no Faralhão, a Estrada da Morgada “vai ser qualificada com novas zonas de circulação pedonal”, anunciou Marlene Caetano.