Clássica da Arrábida 2022 - primeiro classificado - Orluis Aular

O ciclista venezuelano Orluis Aular, da Caja Rural-Seguros RGA, venceu no dia 13 de março, em Setúbal, a Clássica da Arrábida, ao ser o primeiro a completar os 161,8 quilómetros do percurso, com partida em Sesimbra e passagem por Palmela.


Perto de 120 ciclistas participaram na quinta edição da prova organizada em parceria pela Federação Portuguesa de Ciclismo, Lima & Limão Cycling Services e os três municípios que partilham o território Arrábida.

O atleta venezuelano Orluis Aular venceu ao percorrer os 161,8 quilómetros do trajeto, com meta instalada na Avenida Luísa Todi, defronte do Largo José Afonso, em 03h40m31s.

“Arranquei um pouco de longe, mas sabia que teria de ser assim para ganhar”, explica Aular que foi o mais forte no sprint protagonizado por um grupo de vários atletas nos últimos 11 quilómetros da corrida.

Luís Gomes, da Kelly-Simoldes-UDO, ocupou o segundo lugar na classificação individual e Luís Mendonça, da Glassdrive-Q8-Anicolor, completou o pódio.

A Efapel Cycling conquistou as classificações seguintes e sagrou-se vencedora por equipas da quinta edição da Clássica da Arrábida.

A presença no sprint final da prova valeu a Henrique Casimiro, da Efapel Cycling, o primeiro lugar na classificação de Montanha. Francisco Guerreiro, da mesma equipa e 11.º na classificação geral, foi o melhor jovem.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, que entregou o galardão de vencedor da prova a Orluis Aular.

O evento, que contou igualmente com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, e do vereador Luís Miguel Calha, do município de Palmela, homenageou um dos melhores ciclistas portugueses de sempre, Adelino Teixeira, que foi chamado ao pódio para receber o reconhecimento pela carreira.

A Clássica da Arrábida, pontuável para o ranking mundial da União Ciclista Internacional, faz parte da Taça Nacional de Equipas, que, após esta prova, continua a ser comandada pela Rádio Popular-Paredes-Boavista.