Perto de cinco dezenas de viaturas todo o terreno da marca UMM participam, no dia 10, num passeio turístico pelo Parque Natural da Arrábida, com partida, às 09h30, defronte do Auditório José Afonso.


A iniciativa “No trilho da nossa história”, que conta com a presença de entusiastas dos modelos todo o terreno UMM provenientes de vários pontos do país e até de França, Reino Unido e Holanda, assinala o 13.º aniversário do Clube UMM, que promove um conjunto de atividades.

Os veículos partem da Avenida Luísa Todi, defronte do Auditório José Afonso, às 09h30, seguem em direção a Palmela, pela Estrada da Cobra, e entram depois no Parque Natural da Arrábida, onde vão percorrer vários trilhos que “permitem admirar a beleza deste património natural”, explica Norberto Liberato, dirigente do Clube UMM.

O passeio termina no Kartódromo de Palmela, onde, além de uma exposição de veículos da marca, se realiza um convívio com animação musical.

Este ano, o clube escolheu Setúbal para a partida do passeio turístico tendo em conta a ligação histórica da marca à cidade, na qual foram produzidos diversos veículos UMM na década de 80, na antiga fábrica Movauto.

Segundo Norberto Liberato, o evento deste ano “é ainda mais especial”, pois vai contar com a presença de Alan Cournil, filho de Bernard Cournil, fundador da empresa Cournil, à qual a portuguesa UMM – União Metalo-Mecânica esteve ligada no início da produção de veículos, em 1977.

Os últimos veículos UMM foram produzidos em 2004, tendo a empresa terminado definitivamente a atividade no mercado automóvel dois anos depois.

Um grupo de entusiastas criou o Clube UMM a 11 de novembro de 2005, que presta apoio aos associados na área do restauro dos automóveis, através da disponibilização de informações técnicas, e organiza atividades para promover a união e a partilha de experiências entre os utilizadores.