No âmbito das comemorações do seu 94º aniversário e do Dia Nacional das Coletividades, a confederação entregou prémios a diversas entidades e individualidades, a nível nacional, entre os quais o prémio “Associativismo na Informação Autárquica”, atribuído à Junta de Freguesia de São Sebastião pelo empenho na divulgação das atividades do movimento associativo e popular local.

A distinção foi definida por proposta do Grupo Desportivo “Os Amarelos”, que reconhece “o bom trabalho” efetuado pela junta no apoio ao associativismo, “quer através da publicação do seu boletim regular, quer através de outros meios de comunicação”, refere o texto introdutório de entrega do galardão.

Para o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, a valorização das atividades do movimento associativo é feita “de forma natural”, porque “as coletividades são órgãos de poder local que merecem toda a consideração”,

Nuno Costa reafirma a intenção da autarquia de continuar ao lado do movimento associativo, contribuindo com apoios para a realização das suas atividades, através, por exemplo, dos contratos-programa celebrados anualmente com as associações da freguesia.

A Confederação Portuguesa de Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto distinguiu ainda em Setúbal, na categoria “Valor e Mérito”, o presidente da direção do São Domingos Futebol Clube pelo “valoroso e produtivo trabalho em prol do seu clube e da comunidade que serve”, refere a entidade.

Surpreendido com a distinção, Miguel Aleixo refere que a fórmula para o sucesso é “muito trabalho e muita devoção ao clube e às pessoas, principalmente às crianças”.

O nome de Miguel Aleixo, sócio do clube sadino desde 1976, foi proposto pela Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal, tendo em conta que, segundo foi justificado, com a ameaça iminente de encerramento da coletividade, aceitou ser presidente, em 2012, e foi responsável pela saída do clube da difícil situação em que se encontrava, bem como pela recuperação das relações com outras coletividades.

Sob a sua presidência, o São Domingos Futebol Clube passou de 87 para 551 filiados, recebeu novas instalações por parte da Câmara Municipal e passou a ter modalidades de futebol, o que não acontecia há 30 anos, assim como secções de pesca, BTT e futebol de praia sénior.

Além de ser presidente do S. Domingos, Miguel Aleixo acumula as funções de vice-presidente da Associação de Coletividades do Concelho de Setúbal e de vice-presidente da Associação de Acordeonistas de Portugal, integrando ainda o conselho fiscal da Associação de Festas Populares de S. Sebastião.