26° Céu limpo
Arrábida sem Carros

Setúbal está nomeada com duas candidaturas, uma municipal e outra intermunicipal, para os Prémios Municípios do Ano – Portugal 2019, iniciativa organizada pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, e o município de Arouca.


O concurso, que reconhece as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacte no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade, contou, nesta sexta edição, com 51 candidaturas, tendo sido selecionados 37 finalistas.

A Câmara Municipal de Setúbal é uma das nomeadas, com a proposta “Turismo de Setúbal: duas boas práticas para a preservação dos tesouros Sado e Arrábida”, que tem como principais eixos estratégicos os projetos “Setúbal – Terra de Peixe” e “Arrábida Sem Carros – Praias para todos”.

Estes projetos são, desde 2018, as prioridades do município de Setúbal para fazer face à crescente procura do destino e para consolidar e dinamizar a economia local, com respeito pelos dois maiores tesouros da região, o rio Sado e a serra da Arrábida.

A mudança de paradigma na procura turística e o alerta para a sustentabilidade no uso dos recursos disponíveis estão implícitos nesta estratégia que contempla ações inovadoras para reforçar o turismo em Setúbal.

O programa “Arrábida Sem Carros – Praias da Arrábida para todos” foi criado para minimizar os constrangimentos viários sentidos durante a época balnear nas praias da Arrábida, devido ao estacionamento abusivo e anárquico, com desrespeito pela sinalização e pela segurança e mobilidade de todos.

O plano contempla ações como a implementação de um serviço de transporte público fiável e de qualidade, a melhoria dos acessos em modos suaves, a limitação do acesso em transporte individual e a implementação de um sistema de fiscalização do estacionamento eficiente e dissuasor.

Já o eixo “Setúbal Terra de Peixe” incorpora preocupações de natureza ambiental e de proteção dos recursos naturais, através de ações de promoção da valorização das espécies piscícolas pescadas e consumidas no território, apelando a um consumo de pescado sustentável.

O município de Setúbal integra, igualmente, uma candidatura intermunicipal aos Prémios Município do Ano – Portugal 2019, juntamente com Palmela e Sesimbra, com o projeto “Território Arrábida – Património Partilhado”.

Os três municípios da Arrábida – Palmela, Sesimbra e Setúbal –, com base na experiência partilhada e na forma de olhar e pensar o território, assumiram uma estratégia focada na fixação e aplicação dos fundos comunitários neste território comum.

Do trabalho desenvolvido resultou uma Declaração de Compromisso Formal, assinada pelos três municípios, para a realização de um conjunto de projetos, dos quais quatro encontram-se, atualmente, em curso, num investimento superior a nove milhões de euros, cofinanciado em 50 por cento pelo PORLisboa2020.

Os quatro projetos em curso, que abrangem as áreas do património natural e cultural, turismo, transportes, acessibilidades, mobilidade suave, bem-estar e inclusão social, procuram responder aos desafios propostos pelo atual quadro comunitário de apoio, nomeadamente em matéria de racionalização de recursos e de intervenção intermunicipal e regional integrada.

A cerimónia de entrega dos Prémios Municípios do Ano – Portugal 2019 realiza-se no dia 15 de novembro, às 15h45, no Mosteiro de Arouca, concelho de Arouca, que, em 2018, conquistou o prémio com o projeto “Arouca – Geoparque Mundial da UNESCO”.

Mais informações sobre os Prémios Município do Ano podem ser consultadas aqui.