“É fundamental desenvolver ações que conduzam à atualização e à salvaguarda de um vasto e riquíssimo património”, sublinhou a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, no dia 18, no Estádio do Bonfim, na assinatura de um protocolo de colaboração entre as duas entidades para a execução dos trabalhos.

O património constante na Sala de Troféus Josué Monteiro, que recorda momentos da história centenária do Vitória, é composto, aproximadamente, por 2460 taças/troféus, 500 medalhas/placas/condecorações, 150 salvas, 30 diplomas e 120 fotografias.

“Este é um trabalho de grande importância e que é fundamental realizar, quer para a história, quer para a identidade coletiva do concelho de Setúbal e do seu mais importante clube”, assinalou Maria das Dores Meira.

Já o presidente do Vitória Futebol Clube, Fernando Oliveira, frisou a “necessidade de realização deste trabalho, assumido pela Câmara Municipal”, em virtude “do estado de conservação que as peças” apresentam.

“O Vitória não tinha condições para executar esta operação de tratamento especializado. Agradecemos a disponibilidade da Autarquia em ajudar neste gigantesco trabalho”, enalteceu Fernando Oliveira. 

Os trabalhos, conduzidos por uma equipa de técnicos municipais, com o apoio de estagiários e voluntários interessados em participar no projeto, incluem, além de tratamento e limpeza, marcação, acondicionamento, inventariação e registo fotográfico das peças em base de dados.

A limpeza, tratamento e digitalização dos documentos e das fotografias da Sala de Troféus Josué Monteiro e salas anexas que possuam relevância para o clube e cujas condições possibilitem uma ação interventiva e a reorganização das peças segundo critérios de conservação e normas de exposição são outras ações programadas.

A intervenção no património do clube inclui também o estudo e interpretação preliminar dos dados obtidos, numa perspetiva integrada, contribuindo desta forma para o enriquecimento da história centenária do clube.

A grande maioria do património do Vitória futebol Clube está exposto na Sala de Troféus Josué Monteiro, inaugurada a 17 de junho de 1979. Este espaço foi ampliado e reinaugurado a 5 de setembro de 1987, tendo beneficiado, posteriormente, de novas obras que terminaram a 18 de novembro de 1995.

O protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Setúbal e o Vitória Futebol Clube para a execução deste trabalho de conservação e preservação é válido por dois anos.