Na área de I&DT – Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, com a tipologia “Núcleos de I&DT”, um concurso com prazo-limite para apresentação de candidaturas até 17 de fevereiro tem como objetivo a promoção de patamares mais elevados de desenvolvimento tecnológico e de inovação em empresas de pequena ou média dimensão.

O apoio aos projetos apresentados visa a criação e consolidação de unidades estruturadas com características de permanência e dedicadas exclusivamente a atividades de I&DT, dotando as empresas de competências humanas e materiais próprias indispensáveis à intervenção.

Outro concurso na área de I&DT, este do tipo “Projeto Individual”, com candidaturas abertas até 26 de março, pretende apoiar empresas turísticas que desejem realizar investimentos de investigação e desenvolvimento tecnológico.

Os projetos podem incluir atividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental para a criação de novos produtos, processos ou sistemas ou para a introdução de melhorias significativas no que já existe.

Outro dos concursos, este com o tipo “Qualificação PME – Projeto Individual”, ao abrigo do “Programa Estratégico +E+I”, pretende apoiar projetos com investimentos em proteção de direitos de mecanismos da Propriedade Industrial como o registo de patentes, os modelos de utilidade e as marcas.

As candidaturas a este concurso, que decorrem até 2 de abril, devem ter como objetivo o estímulo da atividade inventiva, da criatividade e da inovação por parte das empresas, promovendo a competitividade numa perspetiva de presença ativa e diferenciadora no mercado global.

Documentação e mais informações sobre estes concursos de incentivos às empresas em www.pofc.qren.pt/concursos/concursos-abertos.