Tabagismo, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes e obesidade são os principais fatores de risco alvo desta ação promovida pelo Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Setúbal junto da população.

“7 Dias do Coração” vai estar na Cruz Vermelha Portuguesa, no Largo da Misericórdia, no dia 20, e na placa central da Avenida Luísa Todi, junto do coreto, entre 21 e 23, sempre das 10h00 às 17h00. O último dia inclui um “show cook” que ensina a população a comer bem e mais barato.

Esta iniciativa, que em edições anteriores envolveu meia centena de técnicos da saúde, incide na avaliação do risco cardiovascular a dez anos e de diabetes, na promoção de medidas de estilo de vida saudável, relacionadas nomeadamente com a alimentação e o exercício físico, e no rastreio da fibrilação auricular.

A atividade, integrada nas comemorações do Mês do Coração, celebrado em maio, presta ainda esclarecimentos e informações sobre hipocoagulação oral, insuficiência cardíaca e doença coronária, como a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio.

“7 Dias do Coração” tem a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal, da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, da Facultade de Motricidade Humana e da delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa.