A nova solução para a execução deste trabalho, anteriormente entregue à empresa EGEO, deve-se à entrada em funcionamento de uma nova viatura municipal de recolha de lixo, de grande capacidade, equipada com um contentor com 20 metros cúbicos de volume.

O circuito, após a transição para a Câmara Municipal, mantem a periodicidade diária e em regime noturno, funcionando entre as 22h00 e as 04h00.

O percurso tem uma extensão de 60 quilómetros, serve uma população de cerca de 16 mil habitantes e inclui 86 pontos de recolha e 200 contentores, cada um com 800 litros de capacidade.

Este serviço é complementado por circuitos de recolha de monos e de lavagem de contentores, sem que nenhuma destas três soluções implique qualquer alteração na rotina diária dos munícipes. Para o conjunto destes circuitos é utilizada uma equipa de nove funcionários da Autarquia.

A Câmara Municipal está redimensionar todo o sistema de recolha de RSU, introduzindo melhorias de forma progressiva, com o objetivo de implementar medidas que permitam garantir a flexibilidade, o dinamismo e a redução de custos na gestão dos circuitos.

Até ao final do ano o Município prevê alargar este tipo de serviço a outras áreas do Concelho, nomeadamente em zonas em que a recolha é assegurada pela empresa EGEO.