A prova setubalense, com certificação europeia da European Athletics, animou o fim de semana desportivo na cidade com provas para todas as idades, nomeadamente a Corrida Miúdos Alegro, no dia 6, à tarde, a prova principal, de 21,1 quilómetros, e a Corrida das Famílias, de caráter lúdico, com um percurso de 5500 metros, ambas realizadas ontem de manhã.

Carlos Silva, a competir pelo Grupo Desportivo Recreativo Reboleira, bateu o recorde das quatro edições do evento, promovido pela Câmara Municipal, com o patrocínio principal do Alegro Setúbal e organização técnica da HMS Sports, ao completar os mais de 21 quilómetros da prova em 1h09m50s.

Logo desde o tiro de partida, dado pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, acompanhada do vereador do Desporto, Pedro Pina, o atleta da Reboleira manteve-se no grupo da frente juntamente com Marco Miguel, do Clube de Praças da Armada, e Nelson Cruz, a competir a título individual.

O trio desfez-se quando o percurso entrou na Serra da Arrábida, altura em que Carlos Silva aproveitou para se destacar e, assim, passar em primeiro lugar na meta, instalada na Avenida Luísa Todi, junto do Largo José Afonso.

“Tinha como objetivo vencer a meia maratona e fazer o melhor tempo e consegui. Foi uma prova muito dura, o percurso era difícil e o calor fez-se sentir desde cedo. Mesmo assim, alcancei a vitória”, sublinhou Carlos Silva.

Marco Miguel, que foi o vencedor da meta volante instalada no quilómetro 10, terminou a prova no segundo posto, com 01h10m09s, enquanto Nelson Cruz conquistou o terceiro lugar do pódio com o registo de 01h11m24s.

Seguiram-se no quarto e no quinto lugares, respetivamente, João Bragadeste, do Clube de Praças da Armada, e Jorge Robalo, a título individual.

Além dos troféus atribuídos aos atletas que conquistaram os três lugares no pódio, os cinco primeiros classificados recebem prémios monetários introduzidos este ano pela Câmara Municipal de Setúbal.

Entre as mulheres também se estabeleceu um recorde, com Cláudia Pereira, do GFD Running, a fixar o novo máximo da Alegro Meia Maratona de Setúbal em 01h23m02s e a conquistar também o primeiro lugar na meta volante dos dez quilómetros.

“Foi uma prova fantástica, muito dura, mas a paisagem compensa. Procurei ganhar vantagem logo ao início para depois estar mais confortável”, explicou a atleta do GFD Running, que não participava na Meia Maratona de Setúbal desde 2014, ano em que também venceu.

O pódio feminino contou ainda com as presenças de Joana Fonseca, a título individual, segunda classificada com 01h29m32s, e Verónica Scutaru, atleta do Beja Atlético Clube, com 01h29m56s.

O evento contou, pelo segundo ano consecutivo, com a participação da apresentadora de televisão Isabel Silva, madrinha da Alegro Meia Maratona de Setúbal, que, após vencer na edição anterior, terminou agora a corrida com o tempo de 01h45m42s.

Paralelamente à competição principal, decorreu a Corrida das Famílias, de caráter popular, com um percurso mais acessível, na distância de 5,5 quilómetros, na qual marcaram presença cerca de oito centenas de pessoas, a correr ou simplesmente a caminhar, em convívio e com boa disposição.

No sábado, antes da Alegro Meia Maratona de Setúbal e da Corrida das Famílias, os mais novos foram os protagonistas da Corrida Miúdos Alegro, destinada a crianças e jovens dos 5 aos 13 anos, competição com vários escalões e distâncias que incluiu animação no centro comercial.