Regata da Baía do Sado em Banheiras e Insólitos 2022 - 8.ª edição

Dezena e meia de embarcações, incluindo uma tripulada pelo vereador Pedro Pina, participaram na manhã do dia 11 de setembro na oitava edição da Regata da Baía do Sado em Banheiras e Insólitos 2022, realizada no Parque Urbano de Albarquel.


“O desafio era construir uma embarcação o mais insólita possível. Foi isso que aconteceu. Acabámos cansados, mas sobretudo muito empenhados em fazer de Setúbal uma cidade com todos e para todos”, afirmou Pedro Pina no final do evento, organizado pela Academia de Rugby Club de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal.

Para o vereador com o pelouro do Desporto, esta iniciativa é, sobretudo, “uma grande festa de convívio e de confraternização entre coletividades e instituições que fazem as suas embarcações insólitas e se divertem muito, aproveitando a qualidade e a excelência do rio Sado”.

Também o presidente da Academia de Rugby Club de Setúbal, João Terlim, se mostrou satisfeito com o regresso da Regata da Baía do Sado em Banheiras e Insólitos após dois anos de interregno motivado pela pandemia.

“Estávamos um pouco receosos que a iniciativa não tivesse muita adesão, mas tivemos 13 embarcações na água, o que é fantástico. É de realçar a participação de pessoas de várias faixas etárias e de vários clubes, que se quiseram associar ao projeto.”

A frota de embarcações construídas no momento com materiais recicláveis, movidas a remos e pagaias ou com recurso a velas improvisadas, enfrentou o desafio de se manter à tona da água e de cumprir um percurso de ida e volta em frente do Parque Urbano de Albarquel, com uma extensão total de cerca de 300 metros.

De acordo com João Terlim, o evento tem uma componente ecológica muito forte e assume como principal objetivo “passar a mensagem da importância de fazer reciclagem e de preservar o rio Sado”.

Tendo os objetivos de preservação ambiental e de promoção de um momento de convívio e boa disposição, o prémio para a embarcação mais ecológica, em resultado da votação de todos os participantes, foi para a “Primal”.

Já a embarcação mais insólita foi construída por um grupo de motards do Moto Clube de Setúbal, com bidões e uma moto antiga.

A “Herbalife Banheira” conquistou o prémio de embarcação mais rápida da regata e o prémio de consolação para a embarcação mais lenta foi entregue à “Piroga Manhosa”.

A Câmara Municipal de Setúbal também participou com uma embarcação, construída com recurso a jerricans, madeira e cordas, comandada pelo vereador Pedro Pina.

Pacotes de leite e garrafas foram alguns dos recursos mais utilizados na construção das embarcações participantes na Regata da Baía do Sado em Banheira e Insólitos.

No final da prova e após a desmontagem dos barcos, os materiais foram colocados em contentores adequados à recolha seletiva.