17° Céu limpo
Bairro Afonso Costa | repavimentações

A operação urbanística para melhoria das condições de segurança, conforto e utilização do espaço público do Bairro Afonso Costa já está em curso naquela zona de Setúbal com a execução de repavimentações viárias num conjunto de arruamentos.


A reabilitação da rede rodoviária que serve aquela zona habitacional centra a primeira fase de trabalhos a executar no âmbito da intervenção liderada pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a Junta de Freguesia de São Sebastião, e que se traduz em mais qualidade de vida para a população.

Em matéria de pavimentações, esta operação urbanística contempla a beneficiação das ruas Dr. Luís Teixeira de Macedo e Castro, Celestino Alves e Dr. José Leite de Vasconcelos, assim como de troços das ruas Henrique Constantino e da Fé, na qual foi iniciada a intervenção.

Os trabalhos em curso, destinados à melhoria das condições de segurança e de circulação rodoviária e pedonal, incluem ações de fresagem e de limpeza do pavimento, aplicação de novos tapetes betuminosos e repintura de passadeiras.

Esta operação, com conclusão prevista para julho, implica um total de 700 toneladas de massas asfálticas para aplicar na requalificação de 780 metros lineares de rede viária do Bairro Afonso Costa, o que corresponde a uma área de intervenção estimada de 5540 metros quadrados.

Estas intervenções, que dão resposta a um conjunto de necessidades apontadas por moradores em reuniões com o Executivo, dinamizadas no âmbito do projeto de cidadania participada “Ouvir a População, Construir o Futuro”, englobam também um conjunto de ações de requalificação do espaço público.

Além da repavimentação, realizada por administração direta, ou seja, com recursos próprios, técnicos e humanos, do município, esta operação urbanística inclui, por empreitada a realizar posteriormente, a execução de um conjunto de ações destinadas a melhorar a praça central do Bairro Afonso Costa.

Naquela praça, localizada nas imediações da Escola Básica do Bairro Afonso Costa, são reabilitados os espaços verdes, a zona de pérgula e o parque infantil, sendo também requalificada toda a iluminação pública, com novas luminárias, mais eficientes, o que resulta no reforço da segurança.

No âmbito desta intervenção, serviços técnicos da Junta de Freguesia de São Sebastião também já se encontram no terreno, com a execução de ações pontuais de beneficiação do espaço público.