Arquivo Municipal de Setúbal | Novas instalações

Mais de uma centena de alunos do ensino básico participam, a 19 e 20 de março, no programa comemorativo do Arquivo Municipal de Setúbal para assinalar os 50 anos do 25 de Abril.


“Senha e contra-senha de Abril – As músicas que ecoaram a Liberdade” é a proposta do Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Setúbal para acolher quatro turmas da Escola Básica dos Arcos.

A atividade, a realizar no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Setúbal, denominadas “Venham Mais Vinte e Cincos”, visa promover a celebração e a reflexão sobre a Revolução dos Cravos e as transformações ocorridas em Portugal ao longo do último meio século.

A programação abre no dia 19, às 10h00, com um espetáculo de tributo a José Afonso, pelo acordeonista Leonel Mateus, que interpreta temas do autor de “Grândola, Vila Morena”. Este momento musical repete-se no a 20, também de manhã.

Segue-se, em ambos os dias, uma “Tertúlia de Abril”, com elementos da URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses e da AJA – Associação José Afonso.

No dia 19, às 14h00, a escritora Ana Brito apresenta o livro infantojuvenil “No Tempo das Caras Sérias”, sobre José Afonso, enquanto, a 20, à mesma hora, o fotojornalista Humberto Sousa partilha “Fotografias com História”, resultantes de reportagens que fez entre 1974 e 1977.

Durante a iniciativa, os alunos têm ainda a oportunidade de ficar a conhecer as instalações do Arquivo Municipal de Setúbal, bem como alguns dos métodos utilizados na preservação documental.

 

Documentos Relacionados