Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança - apresentação

As comemorações do 234.º aniversário da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, no dia 21, marcam o arranque do “Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança”, a decorrer até 1 de março, com conferências, ações de sensibilização e exposições.


O “Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança”, organizado pelo segundo ano consecutivo pela Câmara Municipal em parceria com várias entidades, foi apresentado no dia 18,ao final da tarde, na Casa da Baía, em conferência na qual a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, destacou a pertinência da iniciativa.

“Falar de proteção civil e de bombeiros é falar de um enorme conjunto de competências e de capacidades de análise e, por isso, traçámos uma rota que nos conduz a abordagens mais detalhadas das várias tarefas que contribuem para a construção de uma cidade mais resiliente”, realçou.

A autarca afirmou que “o atual desenvolvimento socioeconómico do território se funda na promoção permanente do bem-estar da população” e que, por isso, o “Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança”, inclui “uma série de iniciativas direcionadas para o debate de temas que contribuem para uma cidade mais segura”.

Nesta matéria, clarificou Maria das Dores Meira, “estão subjacentes, enquanto matrizes primárias e edificadoras, os conceitos de segurança, de sustentabilidade e de resiliência”, que, aliás, pautam a rede mundial das Cidades Resilientes, promovida pelas Nações Unidas, à qual Setúbal pertence desde 2014.

Para guia e orientação das cidades, naquele quadro de consenso internacional a que Portugal aderiu foi definido o Quadro de Ação de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, assente precisamente nos conceitos de segurança, sustentabilidade e resiliência que Setúbal se comprometeu a aplicar.

Resiliência, enfatizou, é entendida “enquanto capacidade de um sistema, comunidade ou sociedade exposta a perigos de resistir, adaptar-se, transformar e recuperar dos efeitos de um perigo de forma oportuna e eficiente, incluindo a preservação e restauração das estruturas e funções básicas essenciais”.

A segunda edição do “Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança” começa no dia 21 com as comemorações do 234.º aniversário da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, cuja sessão solene, que inclui a cerimónia de hastear da bandeira nos Paços do Concelho, se realiza na Praça de Bocage.

Segue-se, a 22, a partir das 09h00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, o 2.º Encontro das Unidades Locais de Proteção Civil, “para balanço do trabalho realizado em 2019 desta importante base da proteção civil municipal”, explicou o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, José Luís Bucho.

No dia 23, às 09h00, a partir do Jardim da Algodeia, realiza-se o peddy paper “Segurança, Desporto e Cultura”, num percurso plano com cerca de 4500 metros que no qual são revelados aspetos culturais e patrimoniais da cidade, assim como partilhados medidas de autoproteção para a população.

A 24, a Casa da Baía acolhe duas conferências. A primeira, no período da manhã, a partir das 09h00, é subordinada ao tema “Do Risco à Segurança – A Educação Invisível”, enquanto à tarde, às 14h00, está em análise “A Resiliência das Infraestruturas Críticas”.

No dia 27, às 11h00, é inaugurada no Mercado do Livramento a exposição “As Mulheres na Proteção Civil – Retratos de Homenagem”, que reúne um conjunto de fotografias captadas pela lente de Maria Isabel Silva, membro da Vost Portugal. A mostra está patente até dia 27 de março.

Igualmente a 27, entre as 10h00 e as 23h00, no auditório do Mercado do Livramento, realizam-se sessões ininterruptas de esclarecimento à população sobre o coronavírus 2019-nCoV, que “procuram desmistificar questões relacionadas com o novo surto”, esclareceu José Luís Bucho.

No dia seguinte, a 28, a partir das 10h00 e ao longo de todo o dia, o auditório do Mercado do Livramento recebe o encontro “Segurança Integral nas Cidades Portuárias”, que reúne um painel de especialistas em reflexão sobre os custos e os benefícios de ter portos marítimos nas cidades.

“Proteção do Património Móvel e Imóvel” dá tema ao encontro de dia 29, a partir das 09h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, no qual participa, entre outros, Javier Ruiz de Azúa, que explana sobre a conservação do património do município espanhol de Córdoba.

O último dia da iniciativa, a 1 de março, reserva uma demonstração de meios e atividades de vários agentes de proteção civil, incluindo ações de informação e sensibilização para a população, a qual se realiza ao longo de todo o dia na Avenida José Mourinho, na zona da Praia da Saúde.

Participam nesta atividade o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, a PSP, a Polícia Marítima, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Setúbal.

Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal, Centro Hospitalar de Setúbal, ACES Arrábida, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, serviços municipais de proteção civil de Sesimbra, Palmela e Grândola e unidades locais de proteção civil também marcam presença no evento.

Por tudo isto, acrescentou o coordenador da Proteção Civil Municipal, José Luís Bucho, “O Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança”, constitui-se como “uma iniciativa multissetorial e multifuncional, que envolve vários agentes de proteção e socorro, sociedade civil e academia, este ano com a componente internacional”.

Todas as informações sobre o programa que decorre ao longo de 11 dias pode ser consultado aqui.