A sensibilização da população jovem para a necessidade de respeitar as regras de segurança na condução de motas e ciclomotores é o principal objetivo da campanha de âmbito nacional “Segurança sobre rodas”, dinamizada pela Fundação da Juventude.

Salvador Almeida, deficiente motor na sequência de um acidente de mota e fundador de uma associação orientada para a integração social de pessoas com dificuldades de locomoção, partilha a experiência pessoal com alunos da EB 2,3 de Bocage na primeira das duas sessões agendadas para a escola setubalense. A primeira tem início às 10h00 e a segunda está marcada para as 14h00.

Em ambas as sessões é exibido o vídeo de sensibilização para a condução responsável de motas e ciclomotores produzido no âmbito da campanha “Segurança sobre rodas”.

Após o visionamento do filme, Paula Graça, da delegação de Lisboa e Vale do Tejo da Fundação da Juventude, dinamiza um período de debate com o público.

A iniciativa “Segurança sobre rodas” integra a nona edição da Semana da Segurança e Educação Rodoviária, projeto organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e do qual a Fundação da Juventude é entidade parceira.

A Semana da Segurança e Educação Rodoviária decorre entre os dias 15 e 19 e inclui exposição de meios técnicos e viaturas, demonstrações com equipas cinotécnicas, operações stop e formações em primeiros socorros em atividades desenvolvidas em colaboração com forças de segurança e de proteção e socorro, como a PSP e a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.

Para as atividades a realizar ao longo da edição de 2013 são esperados cerca de 1500 alunos.