“Setúbal ajuda Quelimane” é o título da iniciativa através da qual se espera reunir o máximo de roupas e calçado leves, apropriados para clima tropical, manuais e outro material escolar, livros e brinquedos que não precisem de pilhas para funcionar.

Para contribuir nesta ação de solidariedade desenvolvida pela Câmara Municipal de Setúbal, os interessados devem deixar os bens a doar no quartel dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, localizado na frente ribeirinha da cidade, ou da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, na zona de Monte Belo.

Mais informações sobre a ação, que tem como principal finalidade ajudar crianças necessitadas do município de Quelimane, são facultadas através do telefone 265 541 500 e do endereço de correio eletrónico gap@mun-setubal.pt.

Setúbal e Quelimane são cidades geminadas desde 25 de julho do ano 2000.

O protocolo de geminação contempla, entre outras áreas de intervenção, a formação de funcionários públicos do Conselho Municipal de Quelimane e a troca de conhecimentos em áreas como habitação, urbanismo e cultura.

A geminação entre as duas cidades levou, em 2017, a que uma dezena e meia de poços de captação de água potável começassem a ser construídos em Quelimane, fruto de um gesto de solidariedade de Setúbal.

A construção dos 15 poços, materialização de um investimento de 45 mil euros, resulta de uma campanha mecenática impulsionada pela Câmara Municipal de Setúbal junto do tecido empresarial do concelho português e para a qual contribuíram VSObras24h, Herdade de Algeruz Empreendimentos Turísticos, Squareview e Reformosa.