Um espetáculo na noite de dia 24, na Praça de Bocage, anuncia a chegada do Dia da Liberdade. O evento, de entrada gratuita, começa com a projeção de um filme alusivo aos 42 anos do 25 de Abril e distribuição de cravos, a que se segue, às 22h00, um concerto dos Corvos.

As comemorações continuam com uma intervenção pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, seguindo-se um apontamento musical da Capricho Dixie Band e, à meia-noite, há um espetáculo pirotécnico, a partir da Doca dos Pescadores, na frente ribeirinha da cidade.

Da Doca dos Pescadores ao Largo da Misericórdia, numa arruada com acompanhamento da música da Capricho Dixie Band, as comemorações culminam na Sociedade Musical Capricho Setubalense, onde decorre um concerto pela banda Seiva, a partir das 00h15.

No dia 25, logo pela manhã, os Paços do Concelho são palco das cerimónias comemorativas da Revolução dos Cravos, iniciadas às 09h00 com o hastear da bandeira, continuando meia hora depois com uma sessão solene da Assembleia Municipal. Às 10h30, há o espetáculo “Cenasflash” pelo Clube de Teatro “Cenas à Vista”, da Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago.

Durante toda a manhã, junto da Casa da Cultura, há a sessão de pintura ao vivo “Vamos Pintar a Liberdade”, organizada pela Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal em colaboração com a Câmara Municipal.

Às 09h30, o passeio de cicloturismo até à freguesia da Gâmbia, com partida na Praça de Bocage, e a 11.ª Corrida da Liberdade, com concentração no Parque da Lanchoa, percorrerem as ruas da cidade.

Durante oito horas, entre as 10h00 e as 18h00, o rinque desportivo do Bairro Grito do Povo recebe debates, um torneio de futebol e jogos tradicionais, num evento gratuito organizado pelo Grupo Luta pela Juventude – Bairros Grito do Povo e Pescadores, com o apoio da autarquia e da União das Freguesias de Setúbal.

Segue-se, às 11h00, na Praça de Bocage, um momento musical, numa atuação da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Capricho Setubalense. Quinze minutos depois, é inaugurada uma escultura de João Duarte no Largo Dr. Francisco Soveral.

Ao meio-dia, na placa central da Avenida Luísa Todi, decorre uma cerimónia evocativa com deposição de flores no Monumento à Resistência, iniciativa organizada pela autarquia em conjunto com a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

Meia hora depois inicia-se um périplo do Executivo municipal pelas freguesias, as quais dinamizam atividades próprias ao longo do mês. Mais tarde, às 15h30, na Estrada do Alentejo, é inaugurada a Rotunda Álvaro Cunhal, evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.

Às 16h00, na Doca dos Pescadores, junto da Docapesca, realiza-se a inauguração da “Maravilha do Sado”, embarcação típica setubalense dos anos 50 recuperada pela autarquia para fins didáticos relacionados com a atividade piscatória.

Além do programa dos dias 24 e 25, a celebração dos 42 anos da Revolução dos Cravos engloba um conjunto de iniciativas variadas, dinamizadas ao longo do mês, em parceria com o movimento associativo, em espaços públicos e equipamentos municipais.

Ações de sensibilização e esclarecimento sobre o 25 de Abril para as escolas do 1.º ciclo do ensino básico são dinamizadas entre abril e maio pela URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses e a autarquia.

No dia 16, às 16h00, a Sala José Afonso da Casa da Cultura recebe a conferência “Quando um Homem Sonha…! O Assalto ao Santa Maria em 1961”, dinamizada por Camilo Mortágua, numa organização do Centro de Estudos Bocageanos em conjunto com a Câmara Municipal de Setúbal.

Segue-se, às 21h30, um concerto organizado pela Associação José Afonso, do ciclo “Raízes e Criação na Música Popular Portuguesa ‘Canções de uma Vida”, com AP Braga, entre outros.

Até dia 22, decorre no Cinema Charlot – Auditório Municipal, às 15h00, um Ciclo de Cinema de Abril, sessões comentadas. A iniciativa é organizada pela autarquia em parceria com a União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

“Aguarelas de Alunos de Abril… e não só”, de Hugo Silva, patente de 22 de abril a 5 de maio, no Espaço das Artes da Casa da Cultura, organizada pela autarquia em colaboração com a Artiset – Associação dos Artistas Plásticos de Setúbal, é uma das exposições proporcionadas no âmbito das comemorações locais do 25 de Abril.

O grupo Cantares do Sul e da Utopia canta “Há Lobos Sem Ser na Serra”, dia 22, às 21h30, na Casa da Cultura, com entrada a três euros.

Igualmente a 22, às 21h30, no Grupo Desportivo Independente, há um espetáculo biográfico, intitulado “Zeca Afonso Contado e Cantado”, com um custo de 2,5 euros.

O torneio de damas “25 de Abril”, integrado no calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, decorre no dia 23, com início às 14h00, na sede da Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense.

Segue-se “A Minha Vivência na Assembleia Constituinte”, palestra por Alberto Antunes, as 17h00, na Casa da Cultura, sessão organizada pelo Centro de Estudos Bocageanos e pela autarquia

No dia 23 há três inaugurações, pela União das Freguesias de Setúbal, a primeira, às 10h30, do Parque Infantil da Rua Professor Carlos Baeta Neves, seguindo-se, às 15h00, as dos polos de atendimento de Nossa Senhora da Anunciada e loja social, na Rua Deputado Henrique Cardoso, 13, e, às 17h00, de S. Julião, na Rua Jorge Sousa, 3.

Mais três inaugurações são feitas no dia 24, pela Junta de Freguesia de São Sebastião, neste caso dos campos do Moinho, no Bairro Dias, às 12h00, do Monte Belo, às 15h30, e da Boneca, na Tetra, às 16h30.

No dia seguinte, a 24, são entregues os troféus do Torneio Cidade de Setúbal em BMX, na Pista de BMX de Setúbal, localizada no Parque Verde da Bela Vista. A iniciativa, agendada para as 17h30, no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, é organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo em conjunto com a Câmara Municipal.

A 26, às 10h00, os alunos da EB n.º 3 do Montalvão participam na atividade “Na Rota do Documento – À Descoberta do Património Documental Setubalense – 42 anos do 25 de Abril /1974-2016”, percurso itinerário pedagógico organizado pela autarquia, com partida na Praça de Bocage.

A escritora Margarida Fonseca Santos apresenta no dia 27, às 15h00, na Biblioteca Pública Municipal, o livro “7×25 histórias da Liberdade”, numa iniciativa de entrada gratuita destinada ao 1.º ciclo do ensino básico.

No último dia do mês, às 18h00, os professores da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi dão um concerto nos Claustros do Convento de Jesus.

As juntas de freguesia do concelho de Setúbal promovem igualmente um conjunto de atividades em torno do 25 de Abril, com especial incidência nas iniciativas culturais e desportivas.

Este programa inclui ainda a inauguração de uma requalificação da Praça da República e do Mercado de Vila Nogueira de Azeitão, intervenções a cargo da Junta de Freguesia de Azeitão.