A VII Maratona da Poesia de Setúbal, de participação gratuita, promove atividades à volta do tema “Poetas do meu país…”, numa organização da Câmara Municipal para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

A abertura está marcada para as 09h30, defronte da Biblioteca Pública Municipal, com um momento musical pelo Grupo de Bombos da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

O programa continua às 10h00, no interior da Biblioteca, com a iniciativa “Poesia para os mais pequenos”, com atividades de música e poesia, incluindo a apresentação do livro de Sandra Batista “O Gigante que não sabia Ler e a Maria que queria muito aprender” para crianças do ensino pré-escolar.

À mesma hora tem início, no Polo da Bela Vista, a apresentação do livro de poesia “Vamos Poupar Água?”, de Alexandrina Pereira, para crianças do 1.º ciclo, e a leitura de poemas para as escolas pela Universidade Sénior de Azeitão, na Biblioteca de Azeitão.

Também às 10h00, realiza-se a iniciativa “Poesia sobre Indústria Conserveira”, por turmas do 1.º ciclo de escolas do concelho, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, e os atores do TAS dizem poesia bocagiana, na Casa Bocage, numa atividade dirigida a alunos do ensino secundário.

De seguida, às 11h30, há uma nova sessão de apresentação do livro de poesia de Alexandrina Pereira, “Vamos Poupar Água?”, desta feita no Polo de São Julião, a qual se repete da parte da tarde, às 14h30, no Polo da Gâmbia, e às 15h30, na Biblioteca de Azeitão.

O livro “Poemas para Nada!”, de Dina Barco, é apresentado numa sessão dirigida a jovens do 2.º ciclo, às 14h30, na Biblioteca Pública Municipal, a que se segue, meia hora depois, um momento musical com a Tuna de Aranguês.

A partir das 15h15, no Polo da Bela Vista, o ator José Nobre apresenta a dramatização “A História de Bocage, 40 anos em 40 minutos”.

Quinze minutos realiza-se, na sala dos quinhentistas da Galeria Municipal do Banco de Portugal, uma sessão de declamação de poesia sobre Setúbal, por poetas da Casa da Poesia e da UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal, a que se segue um apontamento musical com o ensemble de guitarras do Conservatório Regional de Setúbal.

As atividades prosseguem às 16h00 na Biblioteca Pública Municipal com o encontro de partilha de experiências “Mulheres de e em Setúbal”, dinamizado por Joaquina Soares.

A VIII Maratona de Poesia de Setúbal conta também com um momento de declamação de poesia por membros do Executivo municipal, das juntas de freguesia e outras personalidades, a partir das 17h00, nas arcadas dos Paços do Concelho, na Praça de Bocage, a que se segue um momento musical com a banda de música da Capricho Setubalense.

A música anima também a Biblioteca Pública Municipal, às 17h30, numa iniciativa em que o grupo de fado da UNISETI canta poetas portugueses.

O programa prossegue à noite, às 21h00, na Biblioteca Pública Municipal, com uma palestra conduzida por José Cymbron sobre poesia de Miguel Torga, moderada por Maximiano Gonçalves e com a participação de Eugénio Lisboa.

A VIII Maratona de Poesia de Setúbal culmina com um momento em que o fadista Manuel Guerra canta poemas de Miguel Torga.

 

Documentos Relacionados