Durante a deslocação, realizada a convite do alcaide espanhol, José García Lobato, a autarca de Setúbal visitou vários espaços recentemente inaugurados em Almendralejo, entre os quais um edifício municipal que funciona como polo empresarial dotado da mais sofisticada tecnologia.

O município espanhol manifestou o desejo de intensificar o intercâmbio de projetos com Setúbal, bem como a partilha de experiências que favoreçam a competitividade de ambas as regiões.

Maria das Dores Meira, que vivenciou parte das festividades do período da quaresma naquela cidade da Extremadura, constatando o impacte que o turismo religioso tem na economia local, visitou ainda a nova Sala do Município de Almendralejo, espaço que o alcaide José García Lobato confessou ter sido inspirado no existente nos Paços do Concelho de Setúbal e o qual é usado para contar a história do município.

Setúbal e Almendralejo têm em comum fortes produções vitivinícolas e mantêm relações institucionais que permitem o desenvolvimento de vários projetos de interesse económico, turístico e social.