Clube de Ténis de Setúbal acolher os torneios do circuito mundial em cadeiras de rodas X Open Baía de Setúbal e CTS 75th Anniversary Wheelchair International Open

O espanhol Enrique Siscar Meseguer e a Israelita Maayan Zikri venceram os quadros de singulares de dois torneios do circuito mundial em cadeiras de rodas, disputados entre 5 e 12 de julho, no Clube de Ténis de Setúbal.


Nas finais de singulares do X Open Baía de Setúbal, disputado entre 5 e 8 de julho, e do CTS 75th Anniversary Wheelchair International Open, que decorreu entre os dias 9 e 12 e comemorou os 75 anos do clube sadino, Enrique Siscar Meseguer, primeiro cabeça de série e número 33 mundial, defrontou sempre o britânico Andrew Penney, o segundo jogador mais cotado do quadro, vencendo em ambas ocasiões por 6-1 e 6-0.

Ambas as finais de singulares femininos colocaram igualmente frente a frente as duas jogadoras mais cotadas em prova, com a israelita Maayan Zikri, de 20 anos e número 21 mundial, a confirmar sempre o seu maior favoritismo perante a espanhola Lola Ochoa, campeã do Open Baía de Setúbal em 2022, primeiro com um triunfo por 6-1 e 6-3 e depois por 6-3 e 6-1.

Estas duas jogadoras formaram a dupla que venceu os dois torneios na variante de pares femininos – no primeiro, no formato de um campeonato com três pares, somaram duas vitórias, com um total de 4-0 em sets, enquanto no segundo derrotaram na final as britânicas Martha Harris e Ellie Robertson, por 6-0 e 6-1, num encontro em que as primeiras cabeças de série venceram as segundas.

Em pares masculinos, o polaco Jakub Dominik Bukala e Enrique Siscar Meseguer, primeiros cabeças de série, conquistaram o título no X Open Baía de Setúbal com um triunfo na final, por 6-7, 6-0 e 10-4, sobre o grego Giorgos Lazaridis e Andrew Penney, segunda dupla mais cotada do quadro.

Os mesmos pares encontraram-se na final do CTS 75th Anniversary Wheelchair International Open, mas desta vez o triunfo coube aos segundos cabeças de série, Giorgios Lazaridis e Andrew Penney, por 6-4 e 6-3.

Ambos os torneios, organizados pelo Clube de Ténis de Setúbal com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e da Federação Portuguesa de Ténis, distribuíram 3000 dólares em prémios monetários, pontuaram para o circuito mundial e integraram o programa da qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris2024.