142.º Aniversário da Sociedade Filarmónica Providência - presidente da CMS, André Martins

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, felicitou no dia 26 de novembro a Sociedade Filarmónica Providência pelo 142.º aniversário, sublinhando o papel desempenhado pelas coletividades na difusão cultural no concelho.


“As coletividades são uma fonte de vida e de dinâmica nas sociedades. Aprendemos a viver em coletivo e o movimento associativo é a representação maior da vida em sociedade. É aqui que nós também promovemos a cultura e isto é muito importante numa sociedade democrática e participativa”, destacou o autarca na sessão solene comemorativa do aniversário da Providência.

André Martins enalteceu os 142 anos de história da coletividade de Vila Fresca de Azeitão, para os quais “muita gente contribuiu com trabalho, empenho e dedicação”, que, “com amor à camisola, fez esta casa e traçou esta história de muitas vidas”.

O autarca garantiu que esta instituição, assim como todas as outras associações do concelho, “podem contar com a Câmara Municipal de Setúbal” que “tem a responsabilidade não só de enaltecer o papel das coletividades, mas também de manifestar disponibilidade para continuar sempre a apoiar o movimento associativo”.

A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, garantiu também o apoio da autarquia à coletividade e enalteceu o trabalho desenvolvido pela direção que “a cada iniciativa tem vindo a angariar mais sócios e mais amigos para as suas dinâmicas”.

A autarca reconheceu o valor que a Providência representa para a freguesia. “A bagagem de 142 anos de história é também um compromisso com o futuro, pois temos de garantir que o movimento associativo não termina, uma vez que é tão representativo e dá tanta identidade aos territórios.”

O programa comemorativo dos 142 anos da Sociedade Filarmónica Providência contou com um concerto da banda da coletividade, dirigido pelo maestro Cristiano Vieira Dias, com vozes de Ivone Dias, Conceição Silva, Carlota Silva, Rafael Dias e Carlos Zacarias, e um poema recitado pelo músico Adérito Gouveia.