A iniciativa dos lojistas locais, que conta com o apoio da Câmara Municipal, aproveita as estruturas da iluminação de Natal para suspensão dos chapéus de chuva, por enquanto só a enfeitar a Rua Dr. Paula Borba.

“Muito em breve vai passar para outras ruas”, garante a comerciante Tininha, principal impulsionadora do projeto.

A próxima rua a aderir é a Álvaro Castelões, a que se juntarão, de seguida, outras vias da Baixa.

“No total deverão ser colocadas umas 600 sombrinhas”, adianta a comerciante, acrescentando que a decoração criativa pode ser admirada até maio.

A iniciativa capta a atenção das pessoas, sendo frequente ver telemóveis, tablets ou máquinas fotográficas apontadas ao céu da Baixa de Setúbal para registar o novo visual.

João Mendonça, a passear com o pai octogenário, parou para o retratar de uma forma especial. “O meu pai, que é de Setúbal, acabou de comentar que nunca viu a Baixa tão bonita. Achámos que seria uma foto gira de se guardar.”

Brancos, amarelos, vermelhos, verdes, azuis. Há chapéus de chuva de todas as cores pendurados na Rua Dr. Paula Borba e a maioria faz referência a lojas locais.

Helena Costa não resistiu e gravou no tablet algumas imagens. “Estava de passagem e achei engraçada a rua. Tinha de tirar uma foto, claro”, explica.

Para depois de maio, os comerciantes prometem mais surpresas nas ruas da Baixa, com uma decoração ainda mais original para maravilhar quem procura fazer compras no comércio tradicional de Setúbal.