Dia Mundial do Teatro 2021

A Câmara Municipal disponibiliza, nos dias 13 e 14, na página de Facebook do Guia de Eventos, um conjunto de vídeos alusivos aos grupos de teatro amador do concelho e ao trabalho que desenvolvem.


No âmbito da programação local das Comemorações do Dia Mundial do Teatro, a autarquia convidou os grupos que integram o projeto municipal AMATEATRO – Mostra de Teatro de Amadores de Setúbal a fazerem vídeos curtos, com a duração aproximada de sete minutos, dando a conhecer trabalhos por eles desenvolvidos.

Entre os dias 13 e 14, as narrativas são lançadas, em diferentes horários, na plataforma de Facebook do Guia de Eventos, acessível nesta ligação.

Esta iniciativa, promovida pelo município e apoiada pela Fundação Inatel de Setúbal, surge da impossibilidade de haver espetáculos físicos face à pandemia de Covid-19 e é mais uma forma de apoiar financeiramente os agentes culturais do concelho.

O evento online tem início no dia 13, às 10h00, com a revista “Os Clandestinos da Arrábida” por Perpétuus da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e encenada por Carlos Zacarias.

Segue-se, às 12h00, a transmissão de um sketch para a infância, elaborado pelos estudantes da unidade curricular Globalização das Expressões do Teatro do Instituto Politécnico de Setúbal e dirigido por José Gil, a partir do livro “De que Cor é um Beijinho?”, do espanhol Rocio Bonilla.

Às 15h00, a população pode assistir a um sketch da revista “Um Bairro com Tradição”, escrita e encenada por João Praia e protagonizada pelo Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.

Também a 13, às 17h00, o Marca D’Água, projeto da Água Ardente Produções Teatrais, revela “Teresa”, criação de Susana Estrela e Olavo Nóbrega a partir do “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco.

No dia seguinte, 14, às 10h00, o grupo de Teatro Puzzle da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal divulga “Ligações”, dirigido por Tânia Alexandre.

Duas horas depois, às 12h00, é a vez de a ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal mostrar um excerto do espetáculo “Fado Low Cost – o Erudito”, escrito e encenado por Bruno Frazão.

À tarde, às 15h00, o TOMA – Teatro Oficina Multi Artes disponibiliza “Esfrangalha-me a Alma”, criação artística de Laurinda Charrua e Mariana Dias a partir de textos de Álvaro de Campos.

O AMATEATRO – Mostra de Teatro de Amadores de Setúbal, projeto da Câmara Municipal de Setúbal, visa proporcionar a troca de experiências entre grupos de teatro amadores do concelho, provenientes de escolas, coletividades e associações, e contribuir para a descentralização de espetáculos em vários espaços não convencionais.