A Cia. Hiato, companhia de teatro do Brasil, vai realizar uma segunda residência artística no espaço de A Gráfica

A Cia. Hiato, companhia de teatro brasileira, realiza uma segunda residência artística em Setúbal entre 13 e 28 de fevereiro no espaço A Gráfica, no âmbito da preparação da nova peça “Litoral”, inspirada no processo de colonização do Brasil.


A iniciativa, integrada no projeto Rota Clandestina, plataforma de criação desenvolvida pela Câmara Municipal de Setúbal e com direção artística de Renzo Barsotti, inclui uma fase de ensaios e apresentação pública do espetáculo “Litoral” agendada para o dia 27 de fevereiro, às 18h00.

A Cia. Hiato, que no âmbito da preparação desta produção realizou uma primeira residência artística em A Gráfica entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro, regressa a Setúbal em 2023 para a antestreia do espetáculo, em maio.

Com uma trajetória contínua de treze anos de pesquisa e partilha com o público, a companhia de teatro brasileira dá continuidade, em “Litoral”, à proposta de investigação teatral transitando entre o passado, o presente e o futuro, tendo por base a história da colonização brasileira.

O objetivo da Cia. Hiato é que teoria e prática, processo e produto, dramaturgia e documentação, democracia e processos criativos não sejam encarados como polos estanques de conhecimentos, mas sim como partes concordantes de um processo aberto e que se amplia ao aliar-se a novas vozes criativas.

O projeto Rota Clandestina já acolheu residências artísticas da Companhia Pippo Delbono, Itália, do coreógrafo Vitor Hugo Pontes, do artista de circo Rui Paixão, que iniciou o processo criativo com moradores dos Bairros dos Pescadores e do Grito do Povo, e da Agrupación Señor Serrano, Espanha.

A promoção do processo criativo e de iniciativas assentes em residências artísticas que envolvam a comunidade e os agentes culturais é uma aposta da Câmara Municipal de Setúbal, inserida na estratégia de afirmação da marca Cidade de Criação Artística, concretizada com o projeto Rota Clandestina.