Requalificação de espaços verdes na Rua 8 de Maio de 1928 | Vale do Cobro

O espaço público envolvente à Rua 8 de Maio de 1928, na zona de Vale do Cobro, ganhou novas funções de usufruto urbano, resultado de uma intervenção municipal que tornou a zona mais atrativa e funcional.


A operação, executada pela Câmara de Setúbal em colaboração com a Junta de Freguesia de São Sebastião, incidiu na reabilitação de uma área expectante com 1230 metros quadrados, agora transformada num espaço verde que acrescenta qualidade urbana àquela zona habitacional.

A nível de intervenção paisagista, os trabalhos, concluídos recentemente, englobaram a reabilitação e construção de novas áreas ajardinadas, nas quais foram plantados 3182 arbustos, dos quais 1033 são autóctones, a par de oito árvores, três ácer campestre e cinco Prunus cerasifera pissardii.

No âmbito desta operação, foi igualmente semeada uma área aproximada de 200 metros quadrados de prado florido, solução ambiental executada com a dupla função de promover a estabilização de um talude e de servir de abrigo e alimento a insetos polinizadores.

Todos os espaços ajardinados dispõem de sistema de rega automática, enquanto os canteiros existentes foram revestidos de tela e estilha de madeira, um material biológico e subproduto de resíduos de madeira, ambos destinados a minimizar o crescimento de infestantes.

A intervenção, além da vertente paisagista que permitiu, com a reabilitação e criação de espaços verdes, reforçar a imagem urbana daquela zona da cidade, foi acompanhada de um conjunto de soluções que tornam a área mais funcional, concretamente a nível de mobilidade pedonal.

Os trabalhos contemplaram ainda a melhoria do acesso ao recinto desportivo localizado entre as ruas 8 de Maio de 1928 e Engenheiro Mamede Fialho, com a construção de uma escadaria em madeira e saibro compactado e de uma rampa, esta última pelos serviços da Junta de Freguesia de São Sebastião.

A beneficiação executada constitui uma resposta direta a uma necessidade ambicionada por moradores de Vale do Cobro no âmbito do último ciclo “Ouvir a População, Construir o Futuro”, programa municipal que aproxima os munícipes da gestão pública camarária.