O Parque Urbano da Várzea foi destacado como uma das melhores soluções com base natural no combate das alterações climáticas em meio urbano num workshop do projeto internacional Beacon.


A Câmara Municipal de Setúbal foi uma das autarquias presentes neste encontro virtual, realizado nos dias 3 e 4 pelo Beacon – Bridging European and Local Climate Action, de discussão de soluções de base natural aplicadas para combater os efeitos das alterações climáticas em meio urbano.

No primeiro dia de reunião foram abordados projetos considerados como boas práticas ambientais, de soluções baseadas na natureza para adaptação e mitigação das alterações climáticas.

O projeto do novo Parque da Várzea foi apresentado neste âmbito, como uma das melhores soluções com base natural do concelho, juntamente com sete outros bons exemplos, de entre os 34 municípios que integram o Beacon.

No segundo dia foi explorada a possibilidade de integrar as soluções baseadas na natureza no planeamento urbano, bem como o respetivo envolvimento dos cidadãos, das empresas e das organizações locais.

No encontro foi ainda apresentado um filme de animação 3D que mostra como ficará o novo Parque Urbano da Várzea, que pode ser visionado em https://www.youtube.com/watch?v=fBwm33DCccA.

O Beacon, financiado pela German European Climate Initiative, tem como objetivo estabelecer uma rede de cooperação e de parcerias para aprendizagem conjunta, disponibilizando o acesso a serviços de consultoria e workshops para capacitar técnicos municipais com ferramentas de gestão e facilitação importantes para o desenvolvimento de medidas de descarbonização.

Setúbal foi um dos cinco municípios portugueses selecionados, juntamente com as cidades portuguesas de Ansião, Coruche, Loulé e Viana do Castelo, para integrar este projeto de partilha de experiências sobre soluções sustentáveis para o desenvolvimento dos territórios.

A nível europeu, integram o Beacon vários concelhos da Grécia, Polónia, República Checa e Roménia. Juntos, trabalham com o objetivo da identificação de medidas que contribuam mais e melhor para a estabilidade do clima e para a construção de cidades sustentáveis, bem como para a criação de projetos comuns que visem o desenvolvimento sustentável.

Este ano estava previsto o encontro dos municípios do BEACON nas mesmas datas, em Zamość, na Polónia, tendo sido adaptado ao formato digital devido à pandemia da Covid-19.

 

Documentos Relacionados