Os romancistas trocaram impressões com o público ao longo do encontro informal com a duração de mais de duas horas e meia, moderado pelo jornalista João Paulo Sacadura. A partir de ideias com base em livros, Mário de Carvalho e Pedro Vieira, frequentemente incitados pela interação com o público, falaram sobre os livros e a literatura, afinidades e diferenças, e a atualidade social, cuja crítica irónica é tema frequente no trabalho de ambos.

O encontro, realizado no âmbito do projeto itinerante “Viagem Literária”, organizado pela Porto Editora com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, contou, no final, com uma sessão de autógrafos.

Mário de Carvalho, nascido em Lisboa em 1944, possui um vasto percurso literário que já valeu um conjunto significativo de distinções, como os Grandes Prémios de Romance, Conto e Teatro da Associação Portuguesa de Escritores, o prémio PEN Clube Português e o prémio internacional Pégaso.

Pedro Vieira, igualmente lisboeta, de 1975, trabalha no Canal Q das Produções Fictícias como criativo, é ilustrador da revista LER e desenvolve grande atividade como bloguista. Tem dois romances publicados, o primeiro distinguido pelo PEN Clube Português.

Depois de Setúbal, o festival literário itinerante, de estímulo do gosto pela leitura, percorre as restantes capitais de distrito, até à etapa final, em setembro, em Viana do Castelo.

A “Viagem Literária”, iniciada há um ano, já contou com a participação de autores como Rosa Montero, Luis Sepúlveda, José Eduardo Agualusa, Valter Hugo Mãe, Gonçalo M. Tavares, Teolinda Gersão, José Rentes de Carvalho, Richard Zimler, Sérgio Godinho e Francisco José Viegas.