Há Festa no Parque - Jardim do Bonfim

O fim de semana de 3 e 4 de junho foi passado em família e com boa disposição nas diversas atividades lúdico-pedagógicas realizadas na 15.ª edição do “Há Festa no Parque”, no Jardim do Bonfim.


Animações diversas, exposições, música, dança, teatro, literatura e desporto atraíram centenas de pessoas ao evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com parcerias, com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Criança e o final do ano letivo.

Uma visita do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e da vice-presidente, Carla Guerreiro, que detém o pelouro da Educação, ao Jardim do Bonfim que já se encontrava repleto de crianças acompanhadas das famílias, marcou a abertura das atividades do “Há Festa no Parque”, na manhã de dia 3.

As oficinas lúdico-pedagógicas foram um dos atrativos da programação, nos dois dias, de que são exemplos dois workshops para estimular a criatividade musical e uma oficina de construção de instrumentos, integrados no projeto da Câmara Municipal “Musicando – Atelier de Educação Musical”, que neste ano letivo foi dinamizado em 14 jardins de infância do concelho, envolvendo 785 alunos e 12 jogos pedagógicos.

Iniciado em 2021/2022 como projeto-piloto em cinco jardins de infância da rede pública, então com dez jogos pedagógicos, foi alargado a 14 jardins de infância de Setúbal em 2022/2023, ano em que foram criados mais dois jogos pelo próprio dinamizador do projeto, Jorge Santos, professor de Educação Musical.

A realização de um peddy paper, oficinas de reciclagem, ilustração com recortes, ateliers de crachás e de bolas de sabão, workshops de criação de fantoches de colher de pau e de desenho de observação com o ilustrador Miguel Amaral, foram outras atividades realizadas.

Ao longo dos dois dias, o Programa Municipal de Educação pela Arte e Ciências Experimentais proporcionou também jogos tradicionais e de tabuleiro, atividades intergeracionais e jogos de damas, pinturas faciais, workshop de origami e pinturas com aguarelas.

O “Há Festa no Parque” reservou também espetáculos de teatro, música e dança, aulas abertas de ballet, ritmos corporais e dança contemporânea, workshops de teatro infantil, de ritmo e percussão, experimentação de instrumentos musicais, teatrinho de fantoches e jogos de expressão dramática e improviso.

Uma feira do livro, com horas do conto, leituras encenadas, espetáculos musicais e apresentações literárias por autores, a par de uma área dedicada à alimentação saudável, além de diversas atividades desportivas foram outros destaques do programa.

Foi, igualmente, possível visitar as exposições “Setúbal, Cidade Educadora” e “Setúbal em Bom Ambiente”, mostras de trabalhos de alunos de estabelecimentos de ensino do concelho e de expressão plástica.