XVIII Meia Maratona Fotográfica de Setúbal - entrega de prémios e inauguração da exposição

Bruno Sobral venceu a XVIII Meia Maratona Fotográfica, evento que entregou os prémios no dia 16 de junho, na Casa do lago, e que se encontra consolidado na agenda cultural do concelho, como sublinhou o vereador da Câmara Municipal de Setúbal Pedro Pina.


“Continuamos a acreditar que a lente da fotografia permite traduzir muito daquilo que é a impossibilidade que outras formas têm para exprimir a atualidade de um determinado acontecimento ou até do quotidiano”, referiu Pedro Pina, na cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores da 18.º edição do evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal.

Com o tema “Nós e o Outro”, os 26 participantes, com idades entre os 12 e os 65 anos, foram desafiados a capturar imagens sobre solidariedade e espírito de entreajuda.

“Este tema tem muito a ver com a forma como se olha a cidade, os seus recantos e as pessoas. É interessante ver a forma como cada um captou, viveu e registou o tema deste desafio”, vincou o vereador Pedro Pina.

Bruno Sobral apresentou o melhor conjunto de imagens inspiradas nos oito subtemas da prova, “Vem a guerra, vai a guerra, fica a Terra”, “Nenhum ser humano é ilegal”, “Paradoxo da intolerância”, “Acolher não é encolher”, “Cidadania não combina com desigualdade”, “Todos gostam da sombra, poucos plantam árvores”, “Não é sobre ter é sobre ser” e “A forma como tratamos os animais diz muito quem somos”.

“Foi a primeira vez que participei e o resultado foi muito agradável. Estou muito contente”, disse o fotógrafo setubalense, que recebeu um prémio monetário no valor de 350 euros e uma impressão de tela em canvas.

Num concurso em que é avaliado o conjunto dos trabalhos apresentados pelos participantes, Eugénio Buchinho classificou-se em segundo lugar, com um prémio monetário de 250 euros e também uma impressão de tela em canvas, e Pedro Fonseca, com direito a um prémio de 200 euros, foi o terceiro classificado.

Foram ainda atribuídas três menções honrosas, a Joana Gomes, Inês Martins e Larissa Kansler.

A exposição com as 18 melhores imagens captadas no concurso, cinco de cada um dos três primeiros classificados e as três menções honrosas, pode ser visitada até 9 de julho na Casa do Largo, diariamente das 09h00 às 18h00.

A Meia Maratona Fotográfica de Setúbal, dirigida a fotógrafos profissionais e amadores, é uma iniciativa realizada há 18 anos pela Câmara Municipal com o propósito de estimular o gosto e interesse pela fotografia e despertar a atenção para os recursos naturais, arquitetónicos e humanos do concelho.