Cultura Sem Barreiras - seminário 19 de junho - encerramento

O trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal no envolvimento de todas as pessoas para a construção da cidade foi destacado em 19 de junho pelo vereador Pedro Pina no fecho do Seminário “Cultura Sem Barreiras”.


“Queremos caminhar para uma cidade feita com todos e para todos. Uma cidade que se deixa inquietar com os desafios que lhe são colocados, que acredita que todos têm lugar. Quem tem responsabilidade de governar só o pode fazer de forma íntegra se o fizer com todas as pessoas”, afirmou o autarca na sessão de encerramento do encontro, realizado durante todo o dia no Fórum Municipal Luísa Todi.

A inclusão de todos na “construção de novas possibilidades de forma coletiva” está patente, sublinhou Pedro Pina, na forma como se transformam comportamentos em ações, de que é exemplo a escolha da empresa Temperos e Flores da Arrábida, da APPACDM Setúbal, para preparar o catering do seminário e o almoço dos oradores.

“Podemos ter todos um discurso muito simpático, mas só conseguimos alterar comportamentos quando os transformamos em atos práticos. Por isso, a decisão para o dia de hoje não poderia ser outra.”

O vereador agradeceu a todos os participantes no encontro, organizado pela Câmara Municipal, que refletiu sobre a relação das deficiências e incapacidades com as dinâmicas de participação e oferta cultural, pois “só se constrói caminhos quando as pessoas se sentem estimuladas a participar e a contribuir”, sublinhou.

O autarca indicou que Setúbal é uma cidade com “a porta escancarada para fazer do tempo que vivemos um tempo com todos e para todos”, num caminho que “é mais desafiante”, mas que representa “uma decisão da autarquia, que sabe muito bem para onde quer caminhar, sempre a incluir e a integrar”.

O Seminário “Cultura Sem Barreiras” incluiu, no período da tarde, o painel “O que se Faz por Aí”, moderado pela psicóloga Júlia Vinhas, do Grupo Concelhio para as Deficiências e Incapacidades de Setúbal, no qual foram apresentados projetos de cultura inclusiva, designadamente, o trabalho desenvolvido pela APPACDM Setúbal, o projeto “Palavras que Ferem”, de Paula Moita, e o “Projeto Manicómio”.

Seguiu-se uma demonstração do projeto “Dança 55 +”, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Oridanza – Cultura em movimento, e a exibição da curta-metragem “Madalena”.

O encontro foi organizado pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do projeto Setúbal – Cultura Sem Barreiras, que resulta de uma candidatura aprovada pelo POR Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional Lisboa 2020.

Enquadrado no eixo prioritário “Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação”, com um investimento superior a 500 mil euros, comparticipado com uma taxa de 50 por cento pelo Fundo Social Europeu, o projeto tem como objetivo a criação de condições para pessoas com diversos tipos de deficiência ou doenças mentais poderem usufruir em pleno dos equipamentos culturais.