Fado

Seis fadistas de vários pontos do país mostram talento na gala final do XV Concurso de Fado de Setúbal, agendada para 25 de novembro, a partir das 21h30, no Auditório Bocage, com entrada gratuita.


Ryan Green, 43 anos, Sara Pinheiro, 29, e Sylvie Oliveira, 53, Rafael Mântua, 31, Lisboa, Sara Coito, 28, todos de Lisboa, e Fábio Pereira, 34, Vila Nova de Gaia, são os finalistas do concurso organizado pela Câmara Municipal de Setúbal.

Na gala final do XV Concurso de Fado de Setúbal, aberta ao público, sem reservas de entradas, os fadistas são acompanhados por Pedro Marques na guitarra portuguesa e Vítor Pereira na viola de fado.

O concurso atribui prémios monetários aos participantes e distingue o melhor fadista, de acordo com avaliação feita pelo júri, constituído por três elementos, e que na gala final tem como convidada a fadista Yola Dinis.

O público também tem uma palavra a dizer e elege o seu preferido, enquanto o vencedor recebe um prémio no valor de 600 euros. Os fadistas classificados no segundo e no terceiro lugares arrecadam 400 e 300 euros, respetivamente.

Os classificados em quarto, quinto e sexto lugares recebem, cada um, 100 euros e o vencedor do Prémio do Público tem direito a 150 euros. Já o melhor fadista do concelho de Setúbal é distinguido com uma menção honrosa.

O Concurso de Fado de Setúbal, realizado desde 2009, destina-se à projeção de novos fadistas e à divulgação de um dos estilos musicais portugueses mais importantes, considerado, desde 2011, Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

 

Documentos Relacionados