Exib Música

O V EXIB Música – Festival da Música Ibero-Americana, a realizar em Setúbal em junho de 2019, acaba de ser lançado oficialmente pela organização, com a abertura do concurso aos músicos interessados em atuar, que podem inscrever-se até 2 de novembro.


A inscrição, gratuita, deve ser feita através do preenchimento de um formulário disponível na página oficial do evento, numa área específica, organizado pela EXIB Música – Expo Ibero-Americana de Música.

Podem participar artistas de todos os géneros musicais, provenientes dos países da América Latina, de Espanha e de Portugal, que são selecionados tendo em conta critérios de originalidade, profissionalismo cénico e identidade da proposta.

Os 18 projetos musicais escolhidos por um júri internacional vão integrar a Mostra Oficial e atuar no palco principal, na Praça do Bocage, do V EXIB Música – Festival da Música Ibero-Americana, certame que decorre em Setúbal nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2019.

O festival inclui ainda a Mostra Portugal, com atuações, em diversos palcos, nomeadamente no centro histórico da cidade, dos artistas portugueses selecionados pelo júri do concurso.

O evento, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, promove a difusão cultural da América Latina e fomenta o diálogo intercultural com a Europa, incentivando a circulação artística e um melhor conhecimento da diversidade musical e cultural da região ibero-americana.

O festival abre com uma gala no Fórum Municipal Luísa Todi, no dia 13 de junho, e encerra, a 15, na mesma sala, com um espetáculo em que são homenageados, a título póstumo, quatro artistas da música popular ibero-americana e no qual é entregue, pela primeira vez na história do EXIB Música, o Prémio da Melhor Música Ibero-Americana.

O programa do EXIB Música 2019 inclui, igualmente, o Congresso de Gestão Musical e Cidades, organizado pela Rede de Cidades Criativas da Unesco, constituída por 180 membros de 72 países, centrado nas expressões artísticas de artesanato e artes populares, desenho, música, gastronomia, cinema, literatura e artes digitais.

As duas primeiras edições do evento realizaram-se em Bilbau, Espanha, e as duas seguintes decorreram em Évora, Portugal.