O evento é promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e parceria da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

A cerimónia de abertura da “IV Mostra de Sabores e Saberes” realiza-se no dia 1, às 14h30, na Casa da Baía, situada na Avenida Luísa Todi, atividade que conta com a ação promocional “Compre o que é nosso”.

Mais tarde, pelas 18h00, realiza-se a prova de “Vinhos e Sabores de Natal”, conduzida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Na feira com produtos regionais, instalada em frente da Casa da Baía, disponível ao público entre os dias 2 e 4, estão presentes mais de uma dezena de produtores vitivinícolas, com exposição e venda de vinhos a um preço reduzido.

Esta atividade conta ainda com expositores de doçaria, mel da Arrábida, queijo de Azeitão e artesanato da região. O certame funciona nos dias 2 e 3 entre as 10h00 e as 18h00, enquanto a 4 está aberto das 11h00 às 17h00.

No dia 3, às 10h00, a feira conta com um momento musical dinamizado pelo grupo Os Massacotes.

Também no dia 3, às 18h00, decorre um curso de iniciação à prova de vinho, com a duração de uma hora e meia. A atividade, conduzida pela Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal tem um custo de 17 euros, sendo as inscrições realizadas através dos contactos 212 334 398 e info@rotavinhospsetubal.com.

No último dia da iniciativa, a 4, pelas 15h00, realiza-se a eleição “Doce Regional de Setúbal”, evento que conta com a participação de diversas pastelarias do Concelho.

O programa da “IV Mostra de Sabores e Saberes” da Península de Setúbal conta ainda, no dia 2, às 11h00, com uma degustação de doces e vinhos regionais, atividade que é desenvolvida no Mercado do Livramento, igualmente localizado na Avenida Luísa Todi.

O comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, mecenas que apoiou o apetrechamento da área de restauração da Casa da Baía, é homenageado num jantar de Natal, cuja ementa está a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. 

A iniciativa, com um custo de 15 euros, a realizar no dia 2, às 21h00, na Casa da Baía, é acompanhada de música popular setubalense e conta com um leilão de vinhos oferecidos por vários produtores vitivinícolas nacionais. A verba arrecadada com o leilão é posteriormente doada a uma instituição de solidariedade social do Concelho.