“Biodiversidade é da Nossa Responsabilidade” é o tema da iniciativa de dia 24, a realizar na Praia da Figueirinha, entre as 09h00 e as 12h00, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito dos projetos Mar Pedagógico, Eco-Escolas e da candidatura ao galardão Bandeira Azul 2013.

A iniciativa, direcionada para o público escolar e enquadrada nas comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, assinalado hoje, pretende alertar os mais novos para a necessidade de defesa e manutenção da biodiversidade e despertar consciências para o problema da poluição marinha.

O programa de dia 24 inclui uma ação de sensibilização conduzida pela Associação Portuguesa e Inspeção e Prevenção Ambiental e pelo projeto Marlisco, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, entidades parceiras desta iniciativa, juntamente com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

A meio da manhã, pelas 11h00, decorre a operação de limpeza do areal, com a separação dos detritos por categoria para posterior análise e reflexão, atividade que promove a interação entre os alunos participantes, técnicos e especialistas em matéria de gestão ambiental.

No dia 25, igualmente durante a manhã, realiza-se a iniciativa “Amar Setúbal”, ação de limpeza do areal da Praia de Albarquel aberta a toda a população promovida pela Associação Portuguesa de Inspeção e Prevenção Ambiental e Câmara Municipal de Setúbal.

Os sacos e as luvas para a recolha de lixos e resíduos das areias são fornecidos pela organização da atividade, que oferece uma t-shirt a todos os participantes, devendo os voluntários trazer lanche, água, chapéu, protetor solar e calçado confortável.