O certame, organizado pela A7M – Associação Festival de Música de Setúbal, mantém-se fiel aos princípios com que foi criado, ou seja, de envolver toda a população do concelho, dos mais novos aos mais velhos, com ou sem limitações físicas e de todos os quadrantes sociais, na participação ativa em manifestações culturais ligadas à arte da música.

A grande maioria dos espetáculos desenvolvidos com músicos amadores conta ainda com o envolvimento de profissionais da música. É com este paradigma em mente que o experiente maestro britânico participa pelo segundo ano consecutivo num concerto do Festival de Música de Setúbal.

Tony Haynes encontra-se em Setúbal a conduzir ensaios com alunos do Conservatório Regional de Setúbal, da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi e do grupo de percussão BelaBatuke.

Alguns destes encontros contam igualmente com a colaboração do maestro Fernando Molina, ligado à realização do Festival de Música de Setúbal desde a primeira edição.

O objetivo é que estes grupos de jovens partilhem o palco juntamente com a Grand Union Orchestra, de cariz multicultural e dirigida precisamente por Tony Haynes.

O espetáculo, produzido com o apoio de fundos da União Europeia, inspira-se nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico para percorrer um mundo de descobertas, migrações, conquistas humanas e desastres naturais.

O certame é um projeto financiado pela Câmara Municipal, The Helen Hamlyn Trust e a Fundação Calouste Gulbenkian e realiza-se entre 29 de maio e 1 de junho em vários locais de Setúbal.