“A Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal é, hoje, um dos melhores corpos de bombeiros da Europa”, salientou o vereador da Proteção Civil, Carlos Rabaçal, na sessão solene, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O autarca apontou o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal para garantir a existência de uma companhia “moderna, eficaz e exigente”, nomeadamente através de uma “intensa aposta na melhoria e qualificação deste corpo de bombeiros e do sistema municipal de proteção civil e socorro”.

A recente conclusão do processo de reequipamento da CBSS, com material avaliado em 2 milhões e 600 mil euros, que inclui veículos, contentores logísticos e material de intervenção diversa, foi outro aspeto realçado por Carlos Rabaçal.

Acresce que, na última reunião da Câmara Municipal, recordou, foi aprovada a abertura de um concurso para o recrutamento de vinte bombeiros, com vista a reforçar a capacidade humana e operacional dos Sapadores de Setúbal.

Carlos Rabaçal espera agora que o atual Governo PS desbloqueie definitivamente o processo de progressão nas carreiras dos bombeiros sapadores, congelado pelo anterior executivo PSD/CDS.

Em dia de festa pela celebração do 230.º aniversário, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal fez uma demonstração de meios operacionais de proteção e socorro, na Praça de Bocage, incluindo um contentor logístico com material de busca, resgate e salvamento em meio urbano.

A propósito da operacionalidade dos Sapadores, o comandante da CBSS, Paulo Lamego, apontou a satisfação da criação de uma equipa de busca e resgate, que participou recentemente num exercício de âmbito europeu, realizado em Setúbal. “O EU-SETEX 2015 foi o demonstrar das evidências que o trabalho árduo de vinte anos, com o envolvimento intenso de todos, é recompensado pelo sentido de sentirmos que estamos capazes de enfrentar os desafios mais complexos.”

Paulo Lamego assinalou que, além de garantir a segurança e bem-estar dos munícipes, “a CBSS é reconhecida como geradora de valor”, e “como referência nacional na prestação de serviços de socorro”, realidade que tem justificado constantes solicitações.

Um exemplo do reconhecimento externo é o pedido do comando dos Bombeiros Municipais de Viseu para que os recrutas recebam formação da CBSS em Setúbal num módulo de escoramentos e desobstrução em estruturas colapsadas. “É igualmente demonstrado na deslocação que já na próxima terça-feira [23 de fevereiro] iremos efetuar a Espanha para um treino conjunto com os bombeiros da comunidade de Madrid exatamente nesta valência.”

Na mesa da sessão solene das comemorações do 230.º aniversário da CBSS, estiveram ainda presentes o presidente da Assembleia Municipal, Palma Rodrigues, o vice-presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adriano Capote, e o comandante operacional do Agrupamento Sul, Elísio Oliveira, em representação da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

As celebrações incluíram igualmente uma cerimónia de hastear de bandeiras e uma romagem ao Cemitério de Nossa Senhora da Piedade para deposição de flores no talhão do bombeiro.