A celebração do quarto aniversário do equipamento, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio de diversas entidades, começa no dia 4, com um concerto comemorativo a cargo de Rita Andrade.

O espetáculo de Rita Andrade, compositora, letrista e intérprete, com influências de soul, blues, pop, rock, folk e rhythm and blues, começa às 22h00, na Sala José Afonso, e é de entrada gratuita.

O programa continua no dia 5, data em que se assinala a abertura, há quatro anos, da Casa da Cultura, com atividades logo pela manhã. Entre as 11h00 e as 13h00, no Café das Artes, o Mundo da Zingarela dinamiza um atelier de pinturas faciais.

Às 16h00, Álvaro Arranja apresenta “O Homem da Boca Cerrada”, na Sala José Afonso. O lançamento do livro, no âmbito das comemorações da Implantação da República, é organizado numa parceria entre a Câmara Municipal e o Centro de Estudos Bocageanos.

O programa comemorativo do quarto aniversário encerra às 17h00, com a inauguração da exposição “A Educação na 1.ª República”. A iniciativa, promovida pelo Centro de Estudos Bocageanos e pela autarquia, conta com uma apresentação por Daniel Pires.

No Espaço das Artes, um atelier de iniciação à pintura é dinamizado pela Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal está em atividade nos dias 5 e 6, das 10h00 às 16h00.

Os interessados em participar na atividade, com um custo de 15 euros por pessoa, ou 20 com almoço incluído, devem inscrever-se na Casa da Cultura, através dos telefones 918 928 573 e 963 034 025 ou do endereço geral.artiset@gmail.com.

A Casa da Cultura, que agora completa quatro anos de existência, desenvolve um programa regular de música, cinema, teatro, dança, encontros e fotografia, entre outras áreas, proporcionado pela Câmara Municipal de Setúbal, a par de atividades a cargo de associações da cidade, algumas delas com espaços próprios no imóvel.

Este local de fruição e partilha cultural setubalense, inaugurado a 5 de outubro de 2012, na sequência da requalificação de um edifício histórico da cidade, conta com centros de documentação, espaços para concertos e produção musical e para as artes plásticas, áreas multiusos e zonas de lazer e restauração.

O equipamento, aberto de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, às sextas e sábados até à 01h00 e aos domingos até às 20h00, possui ainda biblioteca, livraria, discoteca, videoteca e uma área de comercialização das produções da Casa da Cultura e de obras relacionadas com a atividade das associações parceiras.