O programa que assinala o Dia Internacional da Mulher, organizado pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e com a colaboração de diversas instituições, empresas e voluntários, está centrado em março, mas tem eventos até ao final do ano.

Com o tema “Educar para Cuidar”, esta edição assinala os quarenta anos da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e homenageia a antiga primeira-ministra Maria de Lourdes Pintasilgo.

Um concerto de Rita Guerra, no dia 4, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, é uma das primeiras iniciativas do Março Mulher 2017. Os bilhetes para o espetáculo, organizado pela Câmara Municipal, custam 17,5 euros para a 1.ª plateia, 15 para a 2.ª e 13 para o balcão.

A música também está presente na Casa da Cultura, com um concerto no dia 17, às 22h00, da banda belga Coffee or Not, liderada pelo vocalista Soho Grant. O espetáculo, organizado pela autarquia sadina, tem entradas a três euros.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, é um dos pontos altos do programa, começando com “São Sebastião celebra Mulher”, com mostras de Pedro Marques e do mural “A Mulher Conserveira”, do Projeto Tradições, seguida de debate, que decorre a partir das 10h00, no Auditório Germano dos Santos Madeira, na Junta de São Sebastião.

Isabela Figueiredo apresenta, no mesmo dia, o livro “A Gorda”, numa sessão com a presença da professora Júlia Martins, que reflete sobre a visão feminina da obra, e do ator José Nobre, que defende a visão masculina. A iniciativa, de entrada gratuita, está agendada para as 18h00 na Biblioteca Pública Municipal.

Contos de mulheres, lidos por mulheres. É esta iniciativa a que se pode assistir também no dia 8, a partir das 21h30, no Espaço 50 Cuts, localizado no n.º 45 da Rua Pereira Cão, numa organização de Sara Loureiro e da 50 Cuts Associação Cinematográfica.

O mesmo local recebe ainda, ao longo de março, “Mulheres Realizadoras”, integrado no ciclo do “Conversas Incompletas”, com cinco filmes e debates. As sessões decorrem nos dias 4, 11, 17, 24 e 25, com um custo de dois euros.

O cinema continua no dia 26, com o cinedebate “A tua voz, pelo fim da exclusão”, baseado no filme “A tua voz”, de Margarida Cardoso, com depoimentos de 22 pessoas comprometidas com a eliminação da excisão em Portugal e na Guiné.

O encontro, organizado pela Associação Mulheres Sem Fronteiras e pelo Projeto Faço P(Arte), começa às 15h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

O programa do Março Mulher 2017 inclui um conjunto de encontros temáticos, como é o caso da apresentação do livro “A Padeira de Aljubarrota”, de Maria João Lopo de Carvalho, no dia 11, às 16h00, na Biblioteca Municipal.

Um ciclo de conversas “Homenagem a Maria de Lourdes Pintassilgo”, a partir da antologia dos textos “Para um Novo Paradigma: Um Mundo Assente no Cuidar”, está agendado para as segundas terças-feiras de cada mês, às 18h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura. O primeiro é a 14 de março.

A 25, às 15h30, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, realiza-se “A Curadoria e o Lugar da Mulher na Arte Pública”, palestra organizada entre a autarquia e o Centro de Estudos Bocageanos e dinamizada por Catarina Valente, investigadora que desenvolve projetos relacionados com a arte na Câmara Municipal da Amadora.

O desporto também está presente no programa, nomeadamente com a “Caminhada Dia da Mulher”, passeio-convívio, de participação gratuita, pela freguesia de São Sebastião, dia 12, às 10h00. Para mais informações sobre esta iniciativa, organizada pelo Movimento Democrático de Mulheres, pela Junta de São Sebastião e pela Associação de Atletismo Lebres do Sado, deve ser contactado o telefone 265 719 520.

Uma iniciativa de destaque no programa é a exposição “Pintura no Feminino”, patente na Biblioteca Pública Municipal entre 3 e 31 de março, uma coletiva das artistas setubalenses Catarina Viegas, Dília Fraguito, Helena Maria, Laurinda Garradas, Laurinda Silvério-Lenny, Olívia Fletcher, Paula Tavares, Paulina Pimentel e Pólvora da Cruz. A inauguração é a 3 de março, às 15h00.

No âmbito daquela mostra, a 17 de março, às 15h00, a Biblioteca Pública recebe “De Musas e Modelos a Artistas”, palestra conduzida por Anita Vilar.

“Ser Mulher” é outra das exposições patentes em março. De 8 a 20 é possível contemplar fotografias de raparigas e mulheres da comunidade educativa, tiradas por docentes e alunos, na Escola Secundária Lima de Freitas, numa organização do Projeto Igualdade daquele agrupamento.

Ana Zanatti está em Setúbal no dia 6, às 15h30, para apresentar o livro “O Sexo Inútil”, no Centro de Cidadania Ativa, numa organização da SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social.

Realce ainda para o “Projeto Taleguinho – Construir Cantigas e Histórias” no dia 19, às 15h00, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, com o custo de sete euros para crianças e adultos. A iniciativa é uma performance artística que proporciona uma experiência de contacto com o património imaterial tradicional.