A festa “Viva Cuba”, que funcionou como lançamento do festival, começou com um jantar no qual foram servidos pratos típicos da gastronomia cubana, como guacamole e chili.

A noite incluiu a exibição do filme “Viva Cuba”, de Juan Carlos Cremata e Iraida Malberti Cabrera, vencedor do Grande Prémio “Ecrã Júnior”, do Festival de Cannes, e nomeado para o óscar de Melhor Filme Estrangeiro, e continuou com os ritmos latinos da cantora cubana Nuadis Santa Cruz e com dança até cerca das 02h00.

O Setúbal Salsa Experience, evento, organizado pelo Projeto Enclave da Associação Oridanza – Cultura em Movimento e pela Câmara Municipal de Setúbal, decorre até dia 3 com atividades em vários espaços públicos e equipamentos culturais da cidade.

No dia 1, há a primeira parte de uma ação de formação intensiva com o espanhol Daniel Castillo, no Atelier Pólvora D’Cruz, das 18h00 às 20h30, e a masterclass de rumba e afrocubano “Cuban Roots”, com o dançarino Angel Rojas, às 19h00, no auditório do Mercado do Livramento.

A animação prossegue à noite com a “Festa Salsando SSE Edition”, com o DJ Sergi, de Paris, França, a partir das 23h00, no Decibel Live Music Bar.

Todos os eventos de dia 1 são pagos.

No dia 2, os ritmos latinos invadem o Fórum Municipal Luísa Todi num espetáculo que traz a Setúbal música e dança com a orquestra Yuvisney Aguilar & Afrocuban Jazz Quartet. As entradas para o evento, com início às 21h30, custam dez euros para a plateia e sete para o balcão.

No mesmo dia, decorre a segunda parte da formação com Daniel Castillo, das 11h00 às 13h30, no auditório do Mercado do Livramento, e os workshops, também pagos, “Salsa Challenge” e “Salsa Improvers”, que se realizam, respetivamente, das 14h45 às 19h00, no Club Setubalense, e das 15h45 às 19h00, no auditório do Mercado do Livramento, por Daniel Castillo, Carlos & Ekaterina, Lilian Rivera & Rui Nascimento e Raquel Santos & João Fanha.

Para quem quer começar a dançar salsa, há aulas de iniciação gratuitas, no pavilhão Espaço Kids, no Parque Urbano de Albarquel, das 16h00 às 19h00.

A “Festa Salsa 7 Party”, que inclui várias atuações de dança dedicadas aos ritmos latinos e animação musical pelos DJ Nuno Melo e Luís Soares, das 23h00 às 04h00, no Club Setubalense, encerra a segunda noite do festival Setúbal Salsa Experience. A entrada é paga.

Faz ainda parte do programa do festival, dia 2, a atividade “Setúbal Urban Tour”, com visitas guiadas, de participação gratuita, pelo centro histórico da cidade, com início às 11h00. A atividade de pedestrianismo cultural e de lazer, com a duração de cerca de uma hora, começa na Praça de Bocage.

Praia, atividades desportivas como canoagem e voleibol, música e dança fazem parte da festa de despedida do Setúbal Salsa Experience, a “Farewell Beach Party”, de participação gratuita, que se realiza no dia 3, das 14h00 às 21h00.

Mais informações sobre o Setúbal Salsa Experience podem ser consultadas na página oficial do evento, em www.setubalsalsaexperience.com.