O “Internacional Sado-Tejo – 3.º Campeonato Internacional de Exóticos.COM”, a realizar no pavilhão da Escola Básica Luísa Todi, é organizado pelo Clube Ornitológico de Setúbal, com o apoio, entre outros, da Câmara Municipal de Setúbal.

Bengalins do Japão, diamantes estrela, gould e mandarim, cardinalitos da Venezuela e algumas variantes de papagaios são exemplares que os amantes de aves exóticas e o público em geral têm a oportunidade de admirar ao longo dos quatro dias do certame ornitológico.

Com a dupla valência de exposição e concurso, o evento tem a particularidade de reunir mais de duas mil aves, somente de categoria exótica, trazidas por cerca de uma centena de criadores nacionais e estrangeiros, nomeadamente espanhóis, italianos, belgas e holandeses.

“Nunca esperámos atingir este número de aves em exposição, pois o ano não tem sido bom para a criação. Mas superámos as expetativas e orgulhamo-nos de ter o maior certame do género a nível mundial”, sublinha o presidente do Clube Ornitológico de Setúbal, António Pomar.

Apesar de a abertura ao público decorrer no dia 14, o julgamento das aves para eleição dos melhores exemplares de cada espécie e para a melhor ave da exposição, por um júri internacional, é feito nos dias 10 e 11. São também atribuídos prémios aos dez melhores criadores.

Além da exposição das aves a concurso, há uma feira de venda de aves exóticas com cerca de duas centenas exemplares. 

O “Internacional Sado-Tejo – 3.º Campeonato Internacional de Aves Exóticas”, de entrada gratuita, pode ser visitado no dia 14 das 17h00 às 21h00, a 15 e 16 das 10h00 às 22h00 e a 17 das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.